Connect with us

POLÍTICA

Ossufo Momade reforça laços históricos da Renamo

Publicado há

aos

Enquanto o partido FRELIMO e a CAD se encontram com comunidades, o líder da RENAMO, Ossufo Momade continua a visitar locais simbólicos, mantendo proximidade com familiares de combatentes da democracia.

Nas últimas duas semanas, por meio das publicações que realiza em sua página no Facebook, Ossufo Momade, líder da oposição em Moçambique, esteve na província de Sofala, deslocou-se para visitar o Régulo Mangunde e para a campa de Afonso Dhlakama; também visitou Grudja, Chissinguana e Bandua, localidades que ele considera como pilares da luta pela Democracia no país, além de prestar assistência à família de Mariano Nhongo e outros guerrilheiros, promovendo apoio.

“Ganhamos inspiração e aproveitamos a ocasião para pedir conselhos ao nosso pai Mangunde a quem agradecemos bastante pela abertura. Na ocasião, oferecemos material desportivo constituído por bolas e equipamento, à equipa da Liga da Juventude local. O desporto constrói e ocupa a juventude, o pilar da Nação”, diz Momade, na sua página de Facebook, após visitar o cemitério familiar onde repousam os restos mortais do saudoso Presidente Afonso Dhlakama

Em Grudja, Chissinguana e Bandua, Ossufo Momade declarou manter lembranças vivas, enfatizando que durante o auge da guerra, recrutou muitos jovens nativos visando derrubar o regime marxista estabelecido pela Frelimo logo após a independência do país. Momade afirma que a partir desses momentos, a RENAMO iniciou várias operações de combate e ataques às bases do então inimigo, contando com o apoio irrestrito da população sedenta por liberdade.

“ Temos boas memórias desta terra, por isso, durante o curto espaço que escalamos Grudja, conversamos com os nossos antigos colegas, trocamos impressões e nos aconselharam para melhorar a nossa proposta de governação e fiscalização do processo eleitoral, mostrando abertura para o apoio neste âmbito.  Entretanto, Grudja vive momentos difíceis devido à falta de vias de acesso em condições de transitabilidade. Chegar a Grudja é um martírio, aliás, este é apenas um exemplo de muitas outras estradas intransitáveis na província de Sofala”.

Em Chirassicua, Momade afirma ter se reunido com a esposa de Mariano Nhongo “Nosso antigo combatente da luta pela Democracia. Assumimos o compromisso de apoiar a família, mediante uma pensão. Defendemos que todos os que deram o seu apoio, vida e juventude no processo da luta pela Democracia devem ter os seus direitos em conformidade.”

Entretanto, em suas publicações, Momade relata que durante suas visitas ao Posto Administrativo de Macorococho, em Nhamatanda, observou que as mulheres grávidas estavam sendo atendidas em condições precárias na principal maternidade, com tendas improvisadas, equipamentos hospitalares expostos ao sol e chuva, além da falta de higiene e infra-estrutura inadequada para o atendimento.

“A dura e difícil realidade vivida pelos moçambicanos, a todos os níveis, tomou outros contornos nos últimos meses.  Os médicos, juízes e magistrados, ameaçam entrar em greve devido à falta de entendimento nas suas justas reivindicações com o governo. O ambiente de descontentamento em vários sectores do nosso estado tem criado sérios problemas sociais. Problemas esses que, no entanto, nunca são solucionados devido à incompetência generalizada no seio do executivo”, diz Momade encorajando aos servidores públicos a não deixarem de prestar apoio ao nosso povo, com as condições mínimas exigidas, salvaguardando o bem-estar comum.  Raufa Faizal

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas