Uncategorized
Movitel entrega donativos a famílias de Memba e Eráti afectadas pelo terrorismo
O Gabinete do Governador de Nampula recebeu esta sexta-feira (24) um donativo da operadora de telefonia móvel Movitel, destinado a apoiar famílias vítimas dos ataques terroristas registados nas últimas semanas nos distritos de Memba e Eráti. As incursões armadas deixaram dezenas de agregados sem casas nem bens de primeira necessidade, numa altura em que a província continua também a lidar com os efeitos de calamidades naturais.
A contribuição da Movitel consistiu em 100 sacos de arroz de 10 quilogramas, 100 sacos de farinha de milho da mesma unidade e 100 garrafas de óleo alimentar de um litro. A entrega foi formalizada pela vice-directora de negócios da empresa, Alice Menete Mpila, que sublinhou tratar-se de um gesto de responsabilidade social.
Segundo a responsável, a iniciativa surge em resposta ao apelo do governador Eduardo Abdula para que instituições públicas e privadas se solidarizem com as populações atingidas. “A Movitel mais uma vez responde ao pedido do Governo da Província de Nampula, que apelou para que as instituições se solidarizassem com as famílias afectadas pelos ataques e pelas calamidades”, afirmou.
Governador quer, além de comida, reconstruir casas destruídas
Na recepção dos donativos, a assessora social do Gabinete do Governador, Inês Cimento Plácida, enalteceu o apoio e destacou que os bens chegam num momento de grande carência. “Este apoio soma-se ao que o Governo tem estado a mobilizar para as famílias deslocadas de Cabo Delgado, que a nossa província continua a acolher, e para as vítimas de Memba e Eráti”, referiu.
De acordo com Plácida, o Governo provincial já arrecadou 220 sacos de farinha de 25 quilos, 200 litros de óleo alimentar, além de material de construção, oleados e lonas. Com o reforço da Movitel, a capacidade de resposta alarga-se, embora os desafios permaneçam elevados.
A assessora do Governador explicou que os donativos terão como primeiro destino o distrito de Memba, o mais afectado pelos últimos ataques, mas serão igualmente canalizados para Eráti e outros pontos da província onde as populações enfrentam graves dificuldades. “Estamos a falar de cerca de 8 a 10 mil famílias que precisam de apoio imediato”, revelou.
Plácida garantiu ainda que a distribuição será feita de forma justa e transparente, sem a intervenção de intermediários. “A entrega será feita directamente pelo Gabinete do Governador, de modo a garantir transparência e igualdade na distribuição”, assegurou.
A assessora social apelou, por fim, a que mais empresas e cidadãos contribuam, lembrando que a época chuvosa se aproxima e poderá agravar a situação de vulnerabilidade. “O que temos arrecadado ainda é pouco. A população precisa realmente de apoio. Quanto mais cedo conseguirmos juntar os produtos e fazer chegar às comunidades, melhor”, concluiu. Vânia Jacinto
-
CULTURA12 meses atrásVictor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE1 ano atrásIsaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO1 ano atrásReviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO1 ano atrásO homem que só gostava de impala
-
ECONOMIA4 meses atrásGoverno elimina exclusividade na exportação de feijão bóer e impõe comercialização rural exclusiva para moçambicanos
-
OPINIÃO1 ano atrásDo viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE1 ano atrásAumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
POLÍTICA4 meses atrásGoverno de Nampula com nova cara: nove novos administradores e várias movimentações
