Connect with us

POLÍTICA

Governo de Moma vê no FDEL um incentivo à economia local

Publicado há

aos

O Governo do distrito de Moma considera que a implementação do Fundo de Desenvolvimento Económico Local (FDEL) poderá reavivar a economia e impulsionar iniciativas comunitárias.

Segundo o administrador distrital, Juma Cadria, Moma foi contemplado com sete milhões de meticais, montante destinado ao financiamento de projectos de geração de rendimento e de desenvolvimento local, no âmbito do fundo recentemente lançado pelo Presidente da República, Daniel Francisco Chapo.

“O valor vai apoiar os nossos cidadãos que queiram empreender e desenvolver projectos de rendimento. Será um instrumento para reduzir os índices de pobreza, que ainda são bastante elevados no nosso distrito”, afirmou o dirigente, em entrevista ao Rigor.

Cadria acrescentou que o governo distrital já começou a receber projectos de candidatos. O primeiro passo, após o lançamento do fundo, foi a divulgação da iniciativa junto das comunidades locais. “Realizámos reuniões com diferentes grupos da sociedade, incluindo jovens empreendedores, comerciantes, agricultores e pescadores. Fizemos saber que na aprovação não haverá discriminação. Queremos garantir inclusão a todos os residentes do distrito que tenham iniciativas de desenvolvimento”, garantiu.

Para assegurar transparência no processo, foi criada uma comissão de avaliação composta por representantes do governo, líderes comunitários e membros da sociedade civil. O objectivo, segundo o administrador, é analisar a viabilidade económica das propostas e garantir que os financiamentos tenham impacto real.

“Todos os empreendedores, independentemente das suas diferenças políticas ou religiosas, terão direito ao financiamento. O mais importante é que o mutuário seja idóneo, capaz de implementar o projecto a que se propõe e de devolver o valor, porque este fundo é devolutivo”, sublinhou Cadria. Vânia Jacinto

 

 

 

 

 

 

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas