POLÍTICA
Governo de Moma vê no FDEL um incentivo à economia local
O Governo do distrito de Moma considera que a implementação do Fundo de Desenvolvimento Económico Local (FDEL) poderá reavivar a economia e impulsionar iniciativas comunitárias.
Segundo o administrador distrital, Juma Cadria, Moma foi contemplado com sete milhões de meticais, montante destinado ao financiamento de projectos de geração de rendimento e de desenvolvimento local, no âmbito do fundo recentemente lançado pelo Presidente da República, Daniel Francisco Chapo.
“O valor vai apoiar os nossos cidadãos que queiram empreender e desenvolver projectos de rendimento. Será um instrumento para reduzir os índices de pobreza, que ainda são bastante elevados no nosso distrito”, afirmou o dirigente, em entrevista ao Rigor.
Cadria acrescentou que o governo distrital já começou a receber projectos de candidatos. O primeiro passo, após o lançamento do fundo, foi a divulgação da iniciativa junto das comunidades locais. “Realizámos reuniões com diferentes grupos da sociedade, incluindo jovens empreendedores, comerciantes, agricultores e pescadores. Fizemos saber que na aprovação não haverá discriminação. Queremos garantir inclusão a todos os residentes do distrito que tenham iniciativas de desenvolvimento”, garantiu.
Para assegurar transparência no processo, foi criada uma comissão de avaliação composta por representantes do governo, líderes comunitários e membros da sociedade civil. O objectivo, segundo o administrador, é analisar a viabilidade económica das propostas e garantir que os financiamentos tenham impacto real.
“Todos os empreendedores, independentemente das suas diferenças políticas ou religiosas, terão direito ao financiamento. O mais importante é que o mutuário seja idóneo, capaz de implementar o projecto a que se propõe e de devolver o valor, porque este fundo é devolutivo”, sublinhou Cadria. Vânia Jacinto
-
CULTURA12 meses atrásVictor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE1 ano atrásIsaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO1 ano atrásReviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO1 ano atrásO homem que só gostava de impala
-
ECONOMIA4 meses atrásGoverno elimina exclusividade na exportação de feijão bóer e impõe comercialização rural exclusiva para moçambicanos
-
OPINIÃO1 ano atrásDo viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE1 ano atrásAumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
POLÍTICA4 meses atrásGoverno de Nampula com nova cara: nove novos administradores e várias movimentações
