ECONOMIA
Governador de Nampula em Angoche para negociar com grevistas do CMC
Governo só tem dinheiro para pagar dois dos seis meses exigidos para travar a greve
O Governador da província de Nampula está, esta quinta-feira, na cidade de Angoche para negociar directamente com os trabalhadores do município que se encontram em greve, devido a salários em atraso, numa tentativa de encontrar uma solução para pôr fim à paralisação.
Falando aos grevistas, o Governador disse que foi a Angoche com espírito de diálogo e paz, sublinhando que o objectivo é ajudar a resolver o problema de forma pacífica. “Eu vim na paz, quero na paz poder ajudar a resolver o problema”, afirmou.
O dirigente explicou que, neste momento, não há condições financeiras para pagar os seis meses de salários em atraso reclamados pelos trabalhadores. No entanto, garantiu que o Governo criou condições para pagar dois meses, como medida imediata para aliviar a situação.
“Não há condições para se pagar os seis meses. Há condições que já criei nos últimos dias para se pagar dois meses e depois continuarmos a lutar para ver o resto”, disse, acrescentando que o avanço do processo depende também da aceitação da proposta por parte dos grevistas.
A greve dos trabalhadores municipais tem afectado vários serviços na cidade de Angoche, causando transtornos à população, sobretudo na limpeza urbana, na administração local e noutros serviços básicos.
O Governador apelou à compreensão dos trabalhadores, defendendo que a solução faseada é, neste momento, a via possível para retomar a normalidade no município, enquanto o Governo continua a procurar meios para regularizar os restantes salários em atraso.
Até ao momento, os grevistas ainda avaliavam a proposta apresentada pelo Governador, não estando claro se a paralisação será suspensa de imediato. Moniro Abdala, de Angoche
-
SOCIEDADE3 meses atrásUniRovuma abre inscrições para exames de admissão 2026
-
CULTURA1 ano atrásVictor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE1 ano atrásIsaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO1 ano atrásReviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO1 ano atrásO homem que só gostava de impala
-
ECONOMIA7 meses atrásGoverno elimina exclusividade na exportação de feijão bóer e impõe comercialização rural exclusiva para moçambicanos
-
OPINIÃO2 anos atrásDo viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
ECONOMIA2 meses atrásVazamento de provas leva ao cancelamento imediato dos exames da 9.ª classe
