Connect with us

ECONOMIA

Fracassa primeira tentativa de travar greve no CMC de Angoche

Publicado há

aos

A primeira tentativa do Governador da província de Nampula para travar a greve dos trabalhadores do Conselho Municipal de Angoche (CMC) fracassou, depois de os grevistas rejeitarem a proposta do Governo de pagar apenas dois dos seis meses de salários em atraso.

Durante o encontro, os trabalhadores explicaram que aceitar dois meses não resolve os seus problemas, uma vez que grande parte do dinheiro será usada automaticamente para pagar dívidas aos bancos e a outros credores, deixando as famílias na mesma situação de aperto financeiro.

“Os dois meses não vão recompensar. Mesmo que entrem outros valores nas contas, o banco vai tirar tudo o que é dele. Na mesma, vamos continuar em apuros”, disse um dos representantes dos grevistas.

O Governador confirmou que a proposta apresentada foi rejeitada e explicou que o esforço do Governo foi garantir o pagamento de dois meses, com possibilidade de início já na segunda e terça-feira. No entanto, reconheceu que os trabalhadores mantêm a exigência do pagamento integral dos salários em atraso.

“Eles estão no seu direito. Respeito isto. Não vim para impor a reabertura, vim para convencer e dialogar. O que eu consegui, neste momento, são os dois meses”, afirmou.

Face à falta de acordo, o Governador admitiu que, caso não haja entendimento, o dinheiro disponível poderá ser redireccionado para outras urgências da província, incluindo o apoio às vítimas das chuvas e cheias que afectam vários distritos.

O dirigente acrescentou que iria aguardar mais uma possível ronda de diálogo antes de deixar Angoche, sublinhando que a província enfrenta também outras prioridades, como distritos sitiados pelas chuvas e necessidades humanitárias crescentes.

A greve no Conselho Municipal de Angoche continua a afectar o funcionamento de vários serviços públicos, mantendo a cidade com serviços limitados, enquanto se aguarda por uma eventual reabertura das negociações. Moniro Abdala ,em Angoche

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas