Connect with us

POLÍTICA

Fernão Magalhães do MDM garante atenção especial às pessoas com deficiência em Nampula

Publicado há

aos

O candidato do MDM para Governador da Província de Nampula, Fernão Magalhães, reuniu-se com a Associação dos Deficientes de Moçambique, ADEMO e assegurou que, se eleito, o MDM irá se empenhar na melhoria das condições das pessoas com deficiência em Nampula.

Segundo Fernão Magalhães, se o MDM e Lutero Simango ganharem as eleições, será estabelecido um Governo inclusivo que dará prioridade aos sectores da Saúde e Educação, com o objectivo de garantir atendimento de qualidade para as pessoas com deficiência.

‘’Nós como Partido, incluímos no nosso manifesto, a questão da inclusão,  que envolve todas as camadas sociais, com suas necessidades, problemas, dificuldades. Hoje estamos aqui para interagirmos com a ADEMO, para perceber aquelas que são as preocupações da agremiação,  o que gostariam que o futuro Governador possa colaborar na resolução. Isto vai nos ajudar, nas intervenções futuras, a Educação, acesso à Saúde está nas nossas prioridades e outros aspectos, caso o MDM, vença as eleições de 9 de Outubro”, referiu Fernão Magalhães.

Durante o encontro, o Secretário-Executivo Provincial do ADEMO em Nampula, Ali Afito, aproveitou a oportunidade para apresentar ao Candidato do MDM a Governador, os obstáculos enfrentados pela sua camada social, destacando a exclusão em iniciativas de desenvolvimento. Ele também abordou a falta de Infra-estruturas educacional e de transporte adequado para as pessoas com deficiência.

“Nós, pessoas com necessidades especiais, nos deparamos com diversos obstáculos, como a dificuldade de acesso ao transporte, que não é adaptado para atender as pessoas com deficiência. Na área da Educação, as estruturas físicas em si, não oferecem condições adequadas, não proporcionando um ambiente inclusivo para as pessoas com deficiência, com a ausência de rampas, elevadores e casas de banhos adequados que possam acomodar cadeiras de rodas, dificultando a nossa locomoção”, disse, mencionando também as barreiras de acesso a Hospitais e oportunidades de formação profissional para pessoas com deficiência.

ʺO sector público e privado de emprego está inacessível para nós. Lidamos com a falta de formação profissional, a falta de reabilitação física e a escassez de equipamentos para pessoas com deficiência nos centros ortopédicos. Caso o MDM saia vitorioso, solicitamos que essas questões sejam consideradas”, solicitou Ali Afito, Secretário-Executivo Provincial da ADEMO em Nampula. Elina Eciate

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas