ELEIÇÕES GERAIS 2024
Eleições sem abstenção: STAE em Nampula afirma empenho em envolver todos os eleitores no processo eleitoral

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) em Nampula garante que está empenhado em reduzir a taxa de abstenção nas eleições, assegurando que todos os eleitores que se recensearam possam participar activamente no processo eleitoral.
Para atingir esse fim, Nampula vai recrutar 800 agentes de educação cívica, os quais serão distribuídos pelos 23 distritos da província. O programa de educação cívica terá uma duração prevista de 30 dias com início na próxima Quinta-feira, 25 de Julho.
Consoante a Deliberação número 76 da Comissão Nacional Eleições de 2024, referente à aprovação dos Dados do Recenseamento Eleitoral de 2024, a Província de Nampula recenseou 3.266.882 eleitores, equivalendo a uma realização de 103,22%, considerando que a previsão para o recenseamento de 2023/2024 era de 3.153.458 eleitores.
“Nosso objectivo é assegurar que todos os eleitores registados participem activamente das eleições”, afirmou Luís Cavalo, director provincial do STAE em Nampula. Ele explicou que a equipa do STAE em Nampula está empenhada em mobilizar recursos materiais e financeiros para garantir que o processo eleitoral ocorra tranquilamente.
A fonte diz que as brigadas de educação cívica eleitoral na província de Nampula, irão se concentrar em mobilizar os eleitores, informando-os sobre a data, hora da votação e os procedimentos necessários. “O objectivo principal das brigadas é esclarecer dúvidas e fornecer informações importantes para os cidadãos conservarem seus cartões de eleitor e os utilizem correctamente no dia da votação”.
O director do STAE em Nampula, Luís Cavalo ressaltou ser comum, com base em experiências passadas, eleitores comparecerem às mesas de votação sem qualquer documento de identificação, por isso as brigadas irão trabalhar arduamente durante trinta dias para esclarecer tais questões e outras que possam surgir.
Lembre-se que o recenseamento de 2024, apesar dos desafios iniciais relativos à operação dos equipamentos e habilidades na utilização das máquinas pelos brigadistas, segundo a deliberação que aprova os Dados do Recenseamento Eleitoral publicados em 9 de Julho através do Boletim da República, o resultado do recenseamento eleitoral mostrou um aumento na participação dos eleitores, em comparação com o Recenseamento Eleitoral de 2019. Houve o registo de um total de 103,81% dos eleitores esperados, em comparação com os 91,39% registados no Recenseamento Eleitoral de 2019.
“Para o presente ciclo, os órgãos eleitorais previam o registo de 16.217.816 potenciais eleitores em todo o território nacional. Do número previsto, 8.725.314 eleitores, correspondente a 53,80%, foram inscritos no Recenseamento Eleitoral de 2023 nos distritos com autarquias locais, tendo sido prevista a inscrição de 7.492.502 potenciais eleitores em 2024. O universo dos potenciais eleitores a registar no território nacional foi fornecido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). No estrangeiro estava prevista a inscrição de 279.685 potenciais eleitores. A previsão dos potenciais eleitores a registar no estrangeiro foi determinada com base nos dados de referência de 2019”, diz respeito à decisão número 76/CNE/2024, emitida em 9 de Julho.
Vale ressaltar que cumulativamente foram registados a nível nacional 17.169.239 Eleitores, equivalente a 104,07% da previsão estimada de 16.497.501 eleitores. Raufa Faizal
-
CULTURA6 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE9 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO7 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO8 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO9 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE11 meses atrás
Aumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
SOCIEDADE3 meses atrás
Governador de Nampula ordena retirada urgente de obstáculos ao redor da residência oficial
-
OPINIÃO8 meses atrás
A Cidade Vermelha