Connect with us

SOCIEDADE

Dia de Portas Abertas da UniRovuma inspira jovens a sonhar com o ensino superior

Publicado há

aos

A Universidade Rovuma abriu esta sexta-feira (24) as portas da sua principal unidade em Nampula para receber centenas de estudantes do ensino secundário e mostrar-lhes o universo académico que poderão integrar já no próximo ano lectivo. A iniciativa, designada “Dia de Portas Abertas”, juntou alunos, docentes e funcionários em exposições, demonstrações científicas, feiras e actividades culturais.

Longe dos discursos formais, o ambiente foi dominado pelo entusiasmo dos jovens visitantes, que puderam conhecer de perto os 56 cursos de graduação e as áreas de pós-graduação que a instituição oferece. Para muitos, foi a primeira vez que entraram num campus universitário e tiveram contacto directo com laboratórios, oficinas e projectos de investigação.

Entre os rostos atentos estava Condolisa Figueira, de 17 anos, estudante da Escola Secundária de Nampula. Fascinada com o curso de Engenharia Mecânica, confessou já se imaginar a enveredar por essa área. “Cresci numa família de mecânicos e gostaria muito de estudar nesta faculdade, porque apresenta o curso que sempre sonhei. Já estou a preparar-me com as disciplinas necessárias para os exames”, contou ao Rigor.

Na área de Programação, outro grupo de jovens surpreendeu-se com a criatividade dos universitários. Selma Tamasha Francisco, também de 17 anos, da Escola Secundária da Ademo, destacou-se pelo brilho nos olhos ao ver um caixote inteligente que abria e fechava mediante mensagens no Instagram. “Gostei bastante. Vi que é possível desenvolver sistemas com o computador e quero muito concorrer para este curso”, afirmou.

Os testemunhos reforçam o objectivo central do evento: aproximar a universidade da sociedade e despertar nos jovens o interesse pelo ensino superior.

José Baptista, vice-reitor para a Área Administrativa da Universidade Rovuma, durante o “Dia de Portas Abertas” em Nampula, iniciativa que visou aproximar a instituição da sociedade e inspirar jovens a ingressarem no ensino superior.

O vice-reitor para a Área Administrativa, José Baptista, explicou que a ideia é dar a conhecer as potencialidades da instituição. “É uma forma de induzir aqueles que possam vir nos próximos anos a lançar as suas intenções de fazer parte desta comunidade universitária”, disse.

A iniciativa funcionou como uma vitrine, não apenas dos cursos, mas também da vida académica e cultural da UniRovuma. Grupos musicais estudantis, feiras de ciência e palestras animaram o campus, criando um ambiente que combinava conhecimento, criatividade e juventude.

No final da jornada, o sentimento entre os estudantes era comum: a universidade deixou de ser uma ideia distante e passou a ser uma possibilidade concreta. Para muitos, a visita significou um primeiro passo para sonhar mais alto. “Agora sei o que quero fazer. O próximo desafio é estudar para passar nos exames e conquistar o meu lugar aqui”, resumiu Condolisa, sorridente.

O “Dia de Portas Abertas” mostrou, assim, que a UniRovuma não é apenas um espaço de formação, mas também uma fonte de inspiração para os jovens que começam a desenhar o seu futuro. Vânia Jacinto

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas