Connect with us

DESTAQUE

Angoche já conta com Centro de Emprego inaugurado por Caifadine Manasse

Publicado há

aos

O Ministro da Juventude, Desporto e Emprego, Caifadine Manasse, inaugurou esta Quarta-feira, no distrito de Angoche, o novo Centro de Emprego do Instituto Nacional de Emprego (INEP), com o objectivo de melhorar o acesso dos jovens a oportunidades de emprego digno e geração de rendimento.

O apetrechamento do centro, incluindo a aquisição de infraestruturas e meios de transporte (uma viatura e duas motorizadas), representou um investimento total de 20 milhões de meticais, financiado pelo Governo de Itália, através da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS).

O centro irá oferecer uma vasta gama de serviços, como orientação profissional, apoio na procura de emprego e programas de capacitação voltados para a juventude local. Além de beneficiar os jovens do distrito de Angoche, o centro irá também servir os distritos vizinhos de Moma, Larde, Mogincual, Mogovolas, Liupo e Mossuril.

Durante a cerimónia de inauguração, o Ministro Caifadine Manasse destacou que o Centro de Emprego de Angoche representa uma iniciativa estratégica do Governo moçambicano para dinamizar a prestação de serviços relacionados com o mercado de trabalho.

“Este centro é para os jovens virem aqui aprender a fazer. É preciso aproveitar esta oportunidade, porque o Governo e os seus parceiros construíram-no para a nossa juventude. Aqui vão adquirir habilidades e descobrir os seus talentos. As viaturas servirão os nossos quadros, que vão trabalhar junto da população”, afirmou o ministro. Manasse acrescentou que iniciativas como esta, levadas a cabo sob a liderança do Presidente da República, poderá contribuir para a promoção da empregabilidade jovem.

“Convidamos as organizações aqui representadas a fazerem uso deste Centro de Intermediação Laboral por Excelência. O nosso objectivo é servir com qualidade, atenção, empatia e humanismo, transmitindo esperança tanto a quem busca talentos para as suas instituições como àqueles que procuram uma oportunidade de trabalho.”

Além do centro de Angoche, o Governo moçambicano prevê inaugurar, em breve, dois outros centros já concluídos: um na Manhiça e outro na Mocuba. No total, incluindo Angoche, o investimento nestas infraestruturas soma 160 milhões de meticais.

“Com a implantação e ampliação dos serviços públicos de emprego, respondemos a uma necessidade real do país, em conformidade com a Constituição da República, que considera o trabalho um direito e dever de cada cidadão. Ao mesmo tempo, alinhamo-nos com a Convenção 89 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), relativa à criação de um sistema nacional de escritórios de emprego sob autoridade pública”, afirmou Manasse.

Por sua vez, o representante da AICS, Alberto Tanganelli reafirmou o compromisso da cooperação italiana com a empregabilidade jovem em Moçambique.

“Apelamos para que este centro actue em sinergia com o Centro de Emprego de Nampula e beneficie também os alunos das escolas e institutos técnicos abrangidos por este programa.”

Antes da criação da nova infra-estrutura, os serviços do INEP funcionavam dentro do edifício do Serviço Distrital de Trabalho, o que dificultava o acesso por parte dos jovens. “Muitos jovens nem sabiam onde ficava o INEP, porque estávamos dentro da Direcção do Trabalho. Íamos até às empresas e fazíamos palestras para divulgar os nossos serviços. Agora, com esta nova sede, os jovens já sabem onde nos encontrar”, explicou Suria Sualehe Ussene Meluli, técnica do novo centro, que não escondeu a alegria pela conquista.

“Estamos aqui, estamos agradecidos e vamos fazer bom uso desta instituição, prestando serviços de qualidade à comunidade”, acrescentou. O entusiasmo foi partilhado pelos jovens formandos de Angoche. Para Razac Manuel de Castro, director do Centro de Formação Profissional Tecnológica local, a inauguração representa uma viragem importante:

“Com este centro, acredito que os jovens já não andarão dispersos depois da formação. Terão aqui uma referência, um ponto de orientação e oportunidades concretas para a inserção no mercado de trabalho.” Vânia Jacinto

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas