Uncategorized
Um legado que se apaga: Vasco Finita, 90 anos de história na imprensa moçambicana

A imprensa moçambicana está de luto, perdeu, esta Quarta-feira, 25 de Dezembro, mais um quadro de renome. Trata-se de Vasco Finita, de 90 anos, vítima de doença, a qual padecia durante anos.
Vasco Finita, nascido em Tete, em 1934, tendo abraçado a carreira jornalística nos primórdios dos anos sessenta, já em Nampula, tendo trabalhado para os jornais “A Tribuna”, “Brado Africano” e “Notícias”.
Após a independência nacional, foi indicado delegado da representação conjunta dos jornais “Notícias”, “Diário de Moçambique” e da revista “Tempo” em Nampula. Apesar da sua avançada idade, nos últimos 15 anos manteve-se ligado ao jornal electrónico “Wamphula Fax”, publicado em Nampula, primeiro como editor e, nos últimos dois anos, como editor honorário e cronista–escrevendo sobre temas diversos do dia-a-dia.
Profissional dedicado, Vasco Finita teve um importante papel na formação de novas gerações de jornalistas em Moçambique, refere uma mensagem do Secretariado Executivo do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ).
“Em nome dos órgãos sociais e dos membros do Sindicato, lamenta esta perda e apresenta os sentimentos de profundo pesar à família enlutada, aos amigos e colegas de trabalho no Wamphula Fax”, termina a mensagem do Secretariado Executivo do SNJ. Redacção
-
CULTURA6 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE9 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO7 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO8 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO9 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE11 meses atrás
Aumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
SOCIEDADE3 meses atrás
Governador de Nampula ordena retirada urgente de obstáculos ao redor da residência oficial
-
OPINIÃO8 meses atrás
A Cidade Vermelha