Connect with us

Uncategorized

Um legado que se apaga: Vasco Finita, 90 anos de história na imprensa moçambicana

Publicado há

aos

A imprensa moçambicana está de luto, perdeu, esta Quarta-feira, 25 de Dezembro, mais um quadro de renome. Trata-se de Vasco Finita, de 90 anos, vítima de doença, a qual padecia durante anos.
Vasco Finita, nascido em Tete, em 1934, tendo abraçado a carreira jornalística nos primórdios dos anos sessenta, já em Nampula, tendo trabalhado para os jornais “A Tribuna”, “Brado Africano” e “Notícias”.
Após a independência nacional, foi indicado delegado da representação conjunta dos jornais “Notícias”, “Diário de Moçambique” e da revista “Tempo” em Nampula. Apesar da sua avançada idade, nos últimos 15 anos manteve-se ligado ao jornal electrónico “Wamphula Fax”, publicado em Nampula, primeiro como editor e, nos últimos dois anos, como editor honorário e cronista–escrevendo sobre temas diversos do dia-a-dia.
Profissional dedicado, Vasco Finita teve um importante papel na formação de novas gerações de jornalistas em Moçambique, refere uma mensagem do Secretariado Executivo do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ).
“Em nome dos órgãos sociais e dos membros do Sindicato, lamenta esta perda e apresenta os sentimentos de profundo pesar à família enlutada, aos amigos e colegas de trabalho no Wamphula Fax”, termina a mensagem do Secretariado Executivo do SNJ. Redacção

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas