Connect with us

ELEIÇÕES GERAIS 2024

Tribunal De Nampula regista 13 denúncias de ilícitos eleitorais no dia de votação

Publicado há

aos

O Tribunal Judicial da Província de Nampula confirmou ter recebido denúncias referente a treze casos de ilícitos eleitorais ocorridos durante o processo de votação na última Quarta-feira, 9 de Outubro de 2024, na província de Nampula.

Os incidentes ocorreram nos distritos de Nacala-Porto, Monapo, Larde, Muecate, Mogovolas e na cidade de Nampula.

Na província de Nampula, foram registados três tipos de delitos eleitorais que exigiram denúncias, especificamente, a introdução de boletins de voto na urna e desvio de boletins de voto, obstrução dos candidatos mandatários e representantes de candidaturas e perturbação das Assembleias de voto.

Conforme informações fornecidas pelo porta-voz do Tribunal Judicial da Província de Nampula, Victor Vilanculos, foram contabilizados quatro incidentes relacionados ao acto de introdução de boletins de voto nas urnas ou ao desvio de tais boletins. O primeiro ocorreu no distrito de Nacala-porto, o segundo em Monapo, e os dois restantes no distrito de Larde.
Na província de Nampula, houve apenas um relato de obstrução envolvendo candidatos mandatários e representantes de candidaturas, e esse incidente ocorreu no distrito de Muecate.
No que diz respeito ao ilícito sobre a perturbação nas Assembleias de voto, o Tribunal Judicial da província de Nampula registou um total de seis incidentes, sendo que três ocorreram no distrito de Eráti e os outros três em Mogovolas.

O porta-voz do Tribunal Judicial da província de Nampula, informou sobre a ocorrência de dois casos na cidade de Nampula. Apesar de não ter detalhado a natureza dos ilícitos eleitorais em questão, confirmou que um dos casos está sendo analisado pela quinta secção do tribunal de Nampula, enquanto o outro continua em fase de instrução, também na mesma cidade.

Lembre-se de que a polícia da República de Moçambique, em Nampula, já havia se manifestado após a realização das eleições, anunciando que o processo eleitoral do dia 9 de Outubro resultou em onze novas prisões na cidade.

As prisões foram realizadas nos distritos de Eráti, Nacarôa, Nacala-Porto, Monapo e Rapale devido à participação em diversos crimes eleitorais.Vania Jacinto

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas