Connect with us

SOCIEDADE

Sobre a agressão dos nossos colegas Vânia Jacinto, Sitoi Lutxeque e Virgínia Emília por membros da Renamo : RMDDH condena agressões e demanda responsabilização

Publicado há

aos

No último sábado, membros da Renamo na província de Nampula agrediram os jornalistas Vania Jacinto, do Rigor, Virginia Emilia, do Ikweli, e Sitói Lutxeque, correspondente da DW em Nampula. Em relação ao acto de agressão, o RMDDH condena e solicita que os responsáveis sejam punidos.
Em sua declaração de repúdio, a RMDDH informa que os jornalistas Sitoi Lutxeque da DW, Virgínia Emília do Jornal Ikweli e Vânia Jacinto do Jornal Rigor, se dirigiram à sede da Renamo em Nampula, para cobrir uma conferência de imprensa que não acabou não acontecendo devido a desavenças que culminaram em violência entre dois grupos de membros do partido — um grupo pro-Ossufo Momade e outro que contesta a sua liderança e exige sua renúncia. Naquele momento, os apoiadores de Ossufo Momade reagiram hostilmente à presença dos jornalistas, optando pela agressão.

“Manifestamos a nossa indignação e repúdio à agressão física e psicológica sofrida pelos jornalistas, enquanto exerciam sua função legítima de cobertura jornalística. Neste sentido, a RMDDH condena veementemente a violência contra os jornalistas, e exige responsabilização imediata dos responsáveis dos actos que atentam contra os mais básicos princípios da democracia” escreveu a organização.

A RMDDH considera a violência contra jornalistas como um sério ataque à liberdade de imprensa e uma tentativa de obstruir a cobertura da crise na qual a RENAMO está envolvida, especialmente após os resultados de 9 de Outubro de 2024, que rebaixaram essa formação política-que há 30 anos mantinha sua posição como o maior partido da oposição-para o terceiro lugar. Celso Alfredo

 

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas