POLÍTICA
Secretário de Estado do Mar, Águas e Pescas denuncia paradoxo: Norte produz mais, mas continua a ser o mais faminto
O Secretário de Estado do Mar, Águas e Pescas, Momade Juízo, alertou esta segunda-feira (13), em Nampula, para o paradoxo que afecta o Norte de Moçambique: as províncias mais produtivas do país continuam a registar os níveis mais elevados de desnutrição crónica. O governante falava na abertura do Seminário Regional de Divulgação da Política e Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional 2024–2030.
Segundo Juízo, Nampula, Cabo Delgado e Niassa, embora férteis e com grande potencial agro-ecológico, lideram os índices de desnutrição. “Nampula apresenta uma taxa de 47%, Cabo Delgado 45% e Niassa 36%. Estes números contrastam com a riqueza agrícola destas regiões e desafiam-nos a agir com maior urgência”, afirmou.
O Secretário de Estado frisou que a segurança alimentar é um direito fundamental, defendendo que cada cidadão deve ter acesso contínuo a uma alimentação suficiente, saudável e culturalmente adequada. “Não basta criar políticas, é necessário transformá-las em acções concretas que cheguem às comunidades”, sublinhou.
Apelando à acção colectiva, Juízo reforçou a necessidade de maior coordenação entre Governo, sociedade civil e parceiros de desenvolvimento. “Este paradoxo não pode continuar. Precisamos de alinhar esforços e consolidar compromissos para dar respostas reais às populações”, disse, destacando ainda que a mulher em idade reprodutiva, a mãe grávida, a mulher lactante e a criança até aos dois anos de idade devem estar no centro das políticas de nutrição.
O seminário, que decorre em dois dias, reúne autoridades locais, técnicos, representantes da sociedade civil e parceiros internacionais, com o propósito de capacitar os participantes para a implementação prática da estratégia nacional. Para Juízo, este deve ser um ponto de viragem: “Chega de desenhar documentos sem aplicação. O que precisamos agora é de transformar planos em resultados palpáveis.”
Na mesma ocasião, a Secretária Executiva do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN), Judite Mussacula, anunciou que encontros semelhantes terão lugar ainda este mês na região Centro e, no início do próximo ano, no Sul. “Este é o primeiro Seminário Regional de Divulgação, com o objectivo de juntar tomadores de decisão e intervenientes de implementação para partilha e alinhamento da política”, explicou.
A Política e Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional 2024–2030 tem como meta reduzir significativamente os níveis de desnutrição em Moçambique. O Secretário de Estado do Mar, Águas e Pescas, Momade Juízo, lembrou que o sucesso dependerá da vontade de todos os actores em transformar o potencial agrícola do Norte em benefícios concretos para a população. “O que esperamos não são diagnósticos infindáveis, mas sim resultados que mudem vidas. A fome e a desnutrição não podem ser o destino de uma região fértil e produtiva como a nossa”, reforçou. Vânia jacinto
-
SOCIEDADE7 meses atrásUniRovuma abre inscrições para exames de admissão 2026
-
SOCIEDADE2 anos atrásIsaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
CULTURA2 anos atrásVictor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
DESPORTO2 anos atrásReviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO2 anos atrásO homem que só gostava de impala
-
POLÍTICA12 meses atrásGoverno de Nampula com nova cara: nove novos administradores e várias movimentações
-
ECONOMIA11 meses atrásGoverno elimina exclusividade na exportação de feijão bóer e impõe comercialização rural exclusiva para moçambicanos
-
ECONOMIA6 meses atrásVazamento de provas leva ao cancelamento imediato dos exames da 9.ª classe
