Connect with us

SOCIEDADE

Saúde reconhece falhas no Hospital Central de Nampula e anuncia medidas contra negligência

Publicado há

aos

A Direcção Provincial de Saúde reconheceu, esta semana, falhas no atendimento de pacientes no Hospital Central de Nampula (HCN), na sequência de denúncias recorrentes de maus-tratos, demora no atendimento e condições inadequadas naquela unidade hospitalar de referência no norte do país.

Em conferência de imprensa, a directora provincial de Saúde, Selma Xavier, afirmou que o sector está a acompanhar com atenção as reclamações e garantiu que medidas correctivas já estão em curso. “Recebemos queixas legítimas e estamos a actuar com firmeza. Estão em curso processos disciplinares contra profissionais cujas acções forem comprovadamente negligentes”, afirmou.

Entre as medidas anunciadas estão o reforço das brigadas de limpeza, campanhas de pulverização e um plano de sensibilização interna para a melhoria do atendimento e promoção da ética profissional.

Xavier sublinhou que o compromisso do sector da saúde é com um serviço público de qualidade e respeito à dignidade humana. “Estamos a reforçar a supervisão e a exigir maior responsabilidade por parte dos profissionais de saúde. O cidadão merece ser tratado com respeito, empatia e profissionalismo”, declarou.

A responsável apelou ainda à colaboração dos utentes na denúncia de comportamentos inadequados, como forma de garantir transparência e responsabilização institucional.

“Queremos transformar o Hospital Central num espaço de confiança. Para isso, precisamos que todos – gestores, profissionais e utentes – cumpram o seu papel”, concluiu. Faizal Raimo

Continue Lendo
1 Comment

1 Comment

  1. Gil da Graça Elias

    Setembro 23, 2025 at 6:24 am

    Bom dia a todos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas