POLÍTICA
Sant’egidio faz apelo para eleitores de nampula a afastarem-se das mesas de voto após o dever cívico
A Comunidade de Sant’Egidio, apela aos eleitores do maior círculo eleitoral, Nampula, a se distanciarem das mesas de voto, logo após o dever cívico, para evitar situações que perturbem o processo e resultem em tumultos.
O apelo vem de Américo Sardinha, responsável da Comunidade de Sant’Egidio em Nampula, que faz questão de lembrar que as eleições, são um marco na vida de cada um dos moçambicanos, por ser o momento mais alto, em que todos, são chamados a exercerem o seu direito de escolha.
Sardinha, lembra que no caso particular de Moçambique, o povo lutou para conseguir o direito de votar nos seus dirigentes, daí haver toda necessidade para que os moçambicanos celebrem as eleições como uma festa, mas também pautem pelo civismo.
“As eleições são sempre um marco na vida de uma população e sobretudo na vida do povo moçambicano, porque se trabalhou muito, lutou-se muito para se alcançar a Democracia”, disse Sardinha.
“Infelizmente, assistimos em algumas vezes, no dia de voto, pessoas com intenções, digamos, de perturbar aquilo que é a essência da votação, então neste sentido, o apelo que eu quero fazer, é que é importante participar na eleição daqueles que vão dirigir este País”.
“As pessoas devem se dirigir ao local onde se recensearam, claramente é neste local, onde vão votar. Evitem ao máximo actos que possam criar perturbações aos outros, evitem a violência, porque sabemos que algumas vezes, algumas pessoas permanecem nos locais de votação, criando algumas violências. Então, seria importante não se criar estes ambientes”, alertou Américo Sardinha, apelando à transparência dos órgãos eleitorais.
“Mas também, quero de um lado, apelar aos que estão em frente deste processo para serem o mais possível transparente para evitar que haja estas dúvidas, porque muita das vezes, o problema das pessoas ficarem a espera, como se diz é a dúvida que existe, então é necessário que se crie a certezas de que o voto é transparente”, sublinhou.
Porque os partidos políticos, na óptica da Comunidade de Sant’Egidio, possuem autoridade de conter ânimos de violência, por parte dos seus membros e simpatizantes, apela para fazerem um trabalho de casa e evitarem que os seus membros permaneçam nos locais de votação, após o dever cívico.
“Aos partidos políticos, eles têm o poder sobre os seus principais eleitores, eles também poderiam apelar aos seus membros. Os partidos políticos são a chave para eleições livres, transparentes, e democráticas. Vânia Jacinto
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas