Connect with us

POLÍTICA

Salimo promete revitalizar fábrica de descaroçamento do algodão em Namapa

Publicado há

aos

O cabeça-de-lista da FRELIMO para governador da província de Nampula prometeu, caso a FRELIMO e seu candidato à presidência sejam eleitos, a trabalhar para restabelecer o funcionamento da Fábrica de descaroçamento do algodão de Namapa, que está parada há mais de sete anos, gerando assim mais oportunidades de trabalho para os jovens.

A promessa foi feita no final da tarde desta Terça-feira (30.07.2017), durante o início da sua pré-campanha de apresentação como cabeça-de-lista a nível dos distritos da província de Nampula, que iniciou em Eráti, sua terra natal.

Eduardo Abdula, amplamente conhecido como “Tio Salimo”, revelou sua tristeza ao descobrir que a maioria dos jovens do distrito estava desempregada e se comprometeu a lutar para revitalizar não apenas a indústria do algodão, mas também para fomentar um ambiente favorável ao investimento público e privado. Ele acredita que isso certamente impulsionará a criação de mais oportunidades de emprego para os jovens, mulheres e homens que vivem em Eráti.

“Tomamos conhecimento que a nossa fábrica de algodão está fechada há mais de 7 anos, vamos andar atrás para saber o que se passa, porquê esta fábrica não trabalha? Vamos criar mecanismos para recuperar aquilo que é nosso, aquilo que é do povo moçambicano e vamos colocar os nossos filhos a trabalhar”. Tio Salimo compartilhou que costumava frequentar a fábrica quando era jovem, observando muitos trabalhadores activos no local.

“Vamos pôr a fábrica a funcionar” prometeu explicando que isso vai acontecer, mesmo que tenha que utilizar outros recursos legais para assegurar que a fábrica retome as suas actividades e beneficie a população, a qual é a legítima dona do empreendimento.

Abdula, afirmou estar ciente dos desafios que o distrito de Eráti enfrenta. Ele se compromete a resolver a maioria desses problemas, porém ressaltou que era fundamental que os “namapenses” não fossem ludibriados e optassem pela FRELIMO e seu candidato à presidência. Somente dessa maneira seria possível criar as condições para ele [Tio Salimo] assumisse o cargo de governador e resolvesse todas as questões que constituem preocupação da população.

“Tenho consciência que temos alguns problemas, como as vias de acesso, não conseguimos chegar em Odinepa, Mirote, Muanona e outros pontos do distrito com facilidade. Este é o compromisso que temos, vamos colocar nas prioridades do nosso governo. Nós continuaremos a resolver os problemas das estradas. Nós aqui produzimos tudo, mas temos dificuldades porque não conseguimos fazer a escoação dos produtos a partir dos centros de produção, essa será uma das minhas grandes lutas no nosso governo para conseguirmos ter essas estradas transitáveis”.

Salimo mencionou também a questão do fornecimento de água, que segundo ele impacta negativamente na vida das populações do distrito de Eráti. Ele prometeu dias melhores.

“Também, me disseram haver problemas de água. Temos projectos em curso, temos furos de água, mas há ainda muito por se fazer. O próximo ciclo é para dar continuidade e resolver o abastecimento de água.”

Além do showmício bastante concorrido, na vila sede do distrito, onde os moradores locais tiveram a oportunidade de ganhar, por meio de concursos, congeladores e motorizadas como prêmios, a Associação de Amigos do “Tio Salimo” também realizou doações de produtos alimentares ao hospital local. Elina Eciate

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas