DESPORTO
Ribáuè no “nampulense” edição 2023
A selecção municipal de Ribáuè, pertencente ao município local, na província de Nampula, tenciona disputar com sucesso o campeonato provincial de futebol de Nampula, o “Nampulense” edição 2023, na presente época futebolística.
A intenção foi manifestada pelo edil de Ribáuè, Aurélio Machado, que assegurou que a edilidade já tem criadas todas as condições, entre materiais, técnicas e financeiras. E também a equipa representante de Ribáuè já se inscreveu junto da Associação Provincial da modalidade, a entidade gestora do certame.
A selecção municipal será composta por um plantel formado por jogadores locais e experimentados, selecionados nas 80 equipas que disputam os campeonatos recreativos nos 33 bairros da vila municipal.
Aurélio Machado disse que a equipa local tem várias ambições, mas um dos principais objectivos é de elevar o desporto, sobretudo o futebol, do seu município aos patamares mais altos da província, além de que o maior sonho é disputar com sucesso e vencer todas as fases da prova e qualificar-se ao campeonato nacional de futebol da primeira divisão, o “ Moçambola” edição 2024.
“Localmente estamos preparados, mesmo para realizar jogos do campeonato provincial e nacional de futebol. Temos um campo construído de raiz com capacidades enormes de albergar milhares de espectadores”, precisou.
Avaliado em mais de 12 milhões de meticais, o campo municipal de Ribaué, lembre-se, foi construído e inaugurado no dia 1 de Junho do ano passado pelo governador da província de Nampula, aquando das celebrações de aniversário de elevação daquela à categoria de vila.
Por outro lado, o autarca revelou que o município financiou a formação de 24 treinadores de futebol e 18 árbitros da modalidade, os mesmos que trabalham com as equipas formadas nos bairros.
Machado não duvida do nível competitivo dos atletas da sua selecção, por isso insiste que vai participar na maior prova futebolística da província de Nampula em pé de igualdade com as outras equipas.
“Nesta primeira fase, não precisaremos de reforço algum para a nossa selecção; todos os jogadores são locais”, disse o presidente do município de Ribáuè com um semblante de satisfação.
Além do considerado desporto rei, o nosso entrevistado disse que a outra aposta da edilidade é o basquete. O município já apoiou a formação de seis equipas actualmente existentes na autarquia, e muniu-as com materiais desportivos. O desafio pretendido é, segundo o edil, colocar o município em pé de igualdade com outras regiões que se destacam na promoção e massificação do desporto.
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas