Connect with us

SOCIEDADE

Reabilitação da estrada do Matadouro vai custar 150 milhões de meticais

Publicado há

aos

O Conselho Municipal da Cidade de Nampula vai investir cerca de 150 milhões de meticais, provenientes dos seus cofres, na reabilitação da Rua da Solidariedade — popularmente conhecida como estrada do Matadouro — actualmente em avançado estado de degradação.

De acordo com o presidente do município, Luís Giquira, a intervenção vai abranger um troço de 2,4 quilómetros e será executada por uma empresa empreiteira de nacionalidade estrangeira. A obra terá início na zona da Academia Militar e terminará no início da Rua Sem Medo, mesmo defronte ao Hotel Milénio, com um prazo estimado de execução entre quatro e seis meses.

“Ouvimos os vossos clamores, os vossos pedidos insistentes para que interviéssemos nesta via. Infelizmente, encontrámos o município em plena época chuvosa e isso atrasou os nossos planos. Esta é uma das avenidas mais importantes da nossa urbe. Graças a Deus, hoje estamos aqui, no dia 15, a testemunhar o lançamento da primeira pedra para a sua requalificação”, afirmou Luís Giquira durante a cerimónia de lançamento da obra.

Na mesma ocasião, o edil garantiu a reabilitação de outras vias estruturantes da cidade, com destaque para a estrada que liga a rotunda do Aeroporto à zona do Bispo. “Quero deixar claro que não vamos parar por aqui. Namicopo, estamos a caminho! A estrada da rotunda do aeroporto até ao Bispo não nos deixa dormir. Ainda este ano queremos também intervir na Rua das Flores e corrigir os erros da obra na Avenida Eduardo Mondlane”, prometeu.

População satisfeita com a intervenção

Os utentes da via expressaram satisfação com a iniciativa. Segundo relataram, devido ao mau estado da estrada, muitos transportadores semi-colectivos haviam abandonado o troço Waresta–Muhala–Expansão, preferindo rotas alternativas como Waresta–Muahivire ou Waresta–Mutava–Rex, o que obrigava os passageiros a pagar tarifas mais elevadas.

“A emoção é grande, porque não esperávamos esta intervenção tão cedo. A estrada está péssima desde a Academia Militar até à zona do Trim-Trim. Subir um chapa do Matadouro era um desafio. Mulheres grávidas preferiam andar a pé. Louvo esta iniciativa e gostaria que todas as estradas fossem tratadas assim”, comentou Esmeralda Manuel Parule, munícipe da cidade de Nampula.

Também Arlindo Nantowa congratulou a iniciativa do município: “É de louvar o esforço do Conselho Municipal. Isso mostra que a edilidade está a trabalhar. Não só nesta via, como também noutras, como a Avenida Samora Machel.”

Transportadores respiram de alívio

Moto-taxistas e condutores de semi-colectivos dizem estar aliviados. A degradação da estrada causava acidentes frequentes e elevadas despesas de manutenção. “Estou muito feliz. Gastávamos muito dinheiro a arranjar as motorizadas depois de passar por aqui. Já presenciei vários acidentes. Só ontem houve um. Quase todos os dias há um caso. Com a estrada nova, os acidentes vão diminuir”, afirmou Frede André Mário, moto-taxista.

Valério dos Santos partilha da mesma opinião:

“É uma iniciativa bem-vinda. Sofremos muito com esta estrada. As nossas viaturas partem rodilhas, calços e outros componentes devido aos buracos.” Vânia Jacinto

 

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas