SOCIEDADE
Presidente Nyusi inaugura sistema de água potável para mais de 14 mil pessoas em Murrupula
Perto de 14.300 habitantes da vila sede do distrito de Murrupula passaram a beneficiar de água potável a partir desta Sexta-feira (26 de Julho), graças ao novo sistema de abastecimento de água inaugurado pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.
Com um investimento superior a 215 milhões de Meticais, provenientes do governo moçambicano com o suporte da UNICEF e do Reino dos países baixos, as obras de melhoramento e ampliação do sistema de fornecimento de água em funcionamento incluem também uma rede de infra-estrutura de saneamento. Esta rede é composta por 21 blocos sanitários, sendo 15 deles construídos nas EPCs de Injovola, Nacurare e Murrupula-sede, além de seis no hospital local. O hospital agora conta também com uma área especializada para o tratamento de resíduos hospitalares, incluindo uma incineradora operacional.
Recuperada a partir de um sistema antigo que atendia somente cinco mil pessoas, a rede de abastecimento de água de Murrupula foi projectada para suprir mais de 41 mil habitantes nos próximos vinte anos, ou seja, até 2042.
Durante o discurso, o presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, admitiu que a nova infra-estrutura de distribuição de água em Murrupula irá encerrar a angústia enfrentada pelas comunidades, que constantemente pediam por essa melhoria nas suas visitas.
“Muitas vezes quando eu vinha para aqui (Murrupula) era só grito. Às vezes não tinha água aqui e, aliás, às vezes a água não saia e às vezes saía muito pouco”, relatou o presidente, enfatizando a importância do uso responsável da água, tanto em residências quanto em escolas e no hospital da região.
“Mantenham esse sistema, não só aqui, mas também o façam nas escolas, hospitais e os consumidores façam em Casa”.
O governo moçambicano considera que o sistema de abastecimento de água da vila sede do distrito de Murrupula, em Nampula, é fundamental para a saúde não apenas dos moradores locais, mas também para os visitantes que passam pela região, garantindo o acesso à água potável. Localizado às margens da Estrada nacional número um, que recebe um grande fluxo de veículos, transportando pessoas e mercadorias, o governo acredita que fornecer água de qualidade a essas pessoas terá um impacto positivo na saúde da população.
De acordo com Carlos Mesquita, Ministro de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, o sistema de distribuição de água foi planeado especificamente para reduzir os casos de doenças transmitidas pela água, como a cólera, que tem sido uma grande preocupação.
“Antes da implantação desse sistema de abastecimento de água, de onde vínhamos a população andava muito a procura de água. Estamos extremamente contentes com a qualidade da água que recebemos agora. Durante muito tempo, buscamos água do rio e, às vezes, durante a estação seca, ficávamos sem opção”, afirmou o Régulo Morruba, visivelmente satisfeito.
Lenay Alexandra Blasson da UNICEF, em nome de parceiros, tem a expectativa de que a água do sistema de abastecimento de Murrupula seja utilizada para manter a higiene e o saneamento, diminuindo assim os casos de doenças diarreicas que causam preocupação.
O sistema de distribuição de água em Murrupula faz parte de uma rede de quinze sistemas distribuídos em todo o território nacional, prestes a serem inaugurados em breve. Raufa Faizal
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas