Connect with us

ELEIÇÕES GERAIS 2024

População revoltada incendeia comando, sede da frelimo, viatura e apodera-se de arma de fogo em Chalaua

Publicado há

aos

Um grupo de populares, na sua maioria membros do partido PODEMOS, incendiou, na tarde de Domingo passado (27.10.2024), o comando da Polícia e sua viatura, sede do partido FRELIMO, residências dos responsáveis do partido no poder e apoderou-se de uma arma de tipo AKM, no Posto Administrativo de Chalaua, no distrito de Moma, na província de Nampula.

Os tumultos aconteceram quando membros do partido FRELIMO saíram às ruas para celebrar da vitória do partido e do seu candidato presidencial, anunciadas pela Comissão Nacional de Eleições na passada Quinta-feira, algo que os apoiantes do candidato presidencial Venâncio Mondlane, que reclama vitória, não gostaram.

O chefe das Relações Públicas no comando provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, Dércio Samuel, disse que dos actos de vandalismos resultaram em três feridos e a polícia foi chamada a reforçar o efectivo para evitar o pior, e que no momento a situação está controlada, mas investiga-se para identificar e responsabilizar as pessoas envolvidas.

“Os feridos foram evacuados imediatamente ao hospital local e posteriormente os mesmos foram transferidos ao Hospital Central de Nampula, onde se encontram a receber tratamentos”, disse.

Os manifestantes, que invadiram e incendiaram o Posto Policial, apoderam-se de uma arma de fogo do tipo AKM, mas a Polícia desconhece se a mesma é sua ou não. E, estranhamente, apesar das fotos e vídeos que circulam nas redes sociais, as autoridades policiais desconhecem se a viatura é da corporação.

“Há uma viatura que foi incendiada, sim, de marca Mahindra [marcas maioritariamente usadas pela PRM], e estamos à espera do esclarecimento dos colegas para sabermos se de facto é ou não nossa viatura. Mas para mais detalhes havemos de nos posicionar sobre a viatura assim como a arma de fogo”, garantiu.

Neste momento, de acordo com Dércio Samuel, a situação encontra-se calma e a vida voltou a normalidade.

“A PRM desencoraja os actos de vandalismo que estão a se verificar nos últimos dias na província de Nampula, e da mesma maneira a Polícia insta a todos os cidadãos a colaborarem com a Polícia da República de Moçambique, sempre que tiverem alguma informação a aproximar e denunciar aos que protagonizam esses actos para poderem ser responsabilizados criminalmente”, exortou. Vânia Jacinto e Sitoi Lotxeque

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas