DESTAQUE
População de Larde aguarda ansiosamente por ponte que facilite acesso a Topuito

A ausência de uma ponte sobre o rio Larde, continua sendo um problema para os moradores do distrito, que há bastante tempo pedem a construção de uma ponte de travessia entre Larde e Topuito. A população está apreensiva devido à demora na concretização do projecto de construção da ponte sobre o rio Larde.
A população está apreensiva devido à demora na concretização do projecto de construção da ponte sobre o rio Larde, uma vez que no seu distrito, segundo os seus residentes se localiza um dos maiores depósitos de minerais de titânio do mundo, onde a KENMARE, explora titânio através do projecto das areias pesadas, implantado em 2004, mas que desde 2007 tem gerado milhões de dólares.
Desde 2014, o Governo, a população e a empresa KENMARE tem debatido para uma possível comparticipação de 8 milhões de dólares para a concretização do projecto da construção da referida ponte, mas sem qualquer avanço, na obstante, relatórios anuais que a empresa tem produzido sobre os ganhos com a exploração.
A ponte sobre o rio Larde é uma obra que, segundo os moradores, irá melhorar a conexão entre a sede do distrito de Larde e o Posto Administrativo de Topuito, pois os moradores acreditam que com uma ponte, não será mais necessário o uso de barcos rudimentares, aliviando assim a dificuldade que os moradores enfrentam actualmente.
Segundo os moradores locais, a falta dessas estruturas essenciais, os deixa em constante preocupação, principalmente durante o período de chuvas, visto que as crianças são obrigadas a utilizar canoas para chegar à escola e muitos precisam percorrer longas distâncias com medo da fúria das águas.
Suhura Abacar, que vive na vila de Larde, afirmou que diariamente atravessa de canoa o rio Larde, saindo da sua aldeia que vive, para Topuito. Sublinhou que a falta de uma ponte inviabiliza as trocas comerciais entre os povos dos dois postos administrativos.
Suhura Abacar Dauda, pede para as autoridades competentes construírem com urgência a ponte sobre o rio Larde. “Com a construção da ponte, a livre circulação de pessoas e bens vai contribuir para o desenvolvimento acelerado da região, visto que a ponte faz a ligação de duas localidades potencialmente agrícolas e com recursos que podem assegurar o bem-estar social das populações de Larde e de Topuito.”
Outro entrevistado na sede do distrito de Larde, foi o senhor Mussa Figueira, que lamenta o facto de não haver uma ponte que liga Larde e Topuito.
“Neste tempo é razoável a travessia, mas quando chega o período chuvoso, torna complicado fazer a travessia e torna perigoso escoar os produtos pelos carros, levar o produto de outros distritos para aqui, porque também dependemos de outros distritos, como Nampula e Nametil. Se a ponte for construída, vai diminuir a distância que percorremos para outro ponto fora de Larde”.
Outro morador de Larde, Amade Muathamele, disse o que passamos a citar: “muitas pessoas morrem aqui, principalmente as crianças, a verdade é que estamos mal. O que nós queremos é uma ponte mesmo, porque sabemos que Larde vai desenvolver. Existem muitas Crianças que ficam a Larde e vão a Topuito estudar e tem muitas dificuldades para travessia e também para aqueles que saem de Topuito para o hospital daqui em Larde.”
Além da ausência de uma ponte, a deterioração das vias de acesso, tanto no interior do distrito, quanto nas que o conectam, também gera preocupação entre os moradores locais, como ressaltou Suhura Gomes, também residente de Larde.
“Nós sofremos muito devido ao estado das estradas. Principalmente as mulheres grávidas e os doentes graves. Tem vezes que nós que somos mães, quando vamos ao hospital nos dão indicação para ir ao hospital de Angoche, ficamos mal, porque as estradas não ajudam, principalmente no tempo chuvoso.” Lamentou Suhura Gomes, popular.
Suhura Gomes, não é a única que se queixa das vias de acesso, Manuel Albano, também residente, apela à intervenção do governo, visto que as estradas são também usadas por ambulâncias que transportam doentes.
“Porque tem vezes que chamam uma ambulância e não tem como vir aqui e a mulher está grave e morre por falta de assistência rápida. Eu gostaria que o governo sentisse pena de nós e arranjasse a nossa estrada. Além disso, sair de Larde a Nametil são 600 MT, de Larde a Angoche são 300 meticais a pagar, acredito eu, se for arranjada a estrada, o preço vai baixar.”
Governo reconhecem a preocupação mas pedem calma
O Administrador do distrito de Larde, Felisberto Momade Ali, admitiu que a deterioração das estradas está a dificultar no escoamento de produtos agrícolas, para outros mercados da região e comprometendo a economia local negativamente.
“As estradas estão péssimas, ainda bem que vocês conseguiram vir, mas com a ponte, acredito que vão melhorar a vida de acesso, porque os camiões da empresa dão voltas vão passando daqui, tanto os residentes de Nampula, isso vai Influenciar o crescimento do nosso distrito. O estado precário das estradas influencia negativamente, porque os comerciantes, adquirentes de produtos de mercadorias em Nacala e Nampula. Só para ver, de Nampula a Larde são 180 quilómetros, é a mesma distância de Nampula a Angoche, enquanto isso, Nampula-Angoche paga-se 300 MT, de Nampula a Larde são 700 MT, tudo isso porque a viatura sempre deve ir à manutenção e são custos.”
No que diz respeito à construção de uma ponte, o administrador do distrito afirmou que “Esteve cá a sua excelência, Carlos Mesquita recentemente, tocou no assunto e disse que vai se negociar para haver melhoria, porque estava prevista uma ponte, simples, que era só para passagem de carros e camiões. Então neste momento, está se negociando para haver uma ponte igual à ilha de Moçambique. Que doutro lado passarão peões e um lado camiões, está se a negociar, mais é um projecto que vem desde 2014. Eu dizia que existem 3 milhões de dólares, é uma ponte avaliada em 8 milhões e a negociação era de que o governo tirasse o resto, mas prontos essa validação até hoje, com a subida de preço de material é necessário reajustar-se, é o que está fazer-se agora.”
Segundo o administrador de Larde, Felisberto Momade Ali, a construção de uma ponte conectando Larde e Topuito resultará em diminuição de despesas para os residentes, uma vez que actualmente precisam fazer um pagamento sempre que desejam atravessar o rio para o outro lado.
Recentemente, o Secretário de Estado na Província de Nampula, Jaime Neto, divulgou a disponibilidade de três milhões de dólares para dar início ao projecto, porém ainda não há uma data definida. Vânia Jacinto
-
CULTURA6 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE9 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO7 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO8 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO9 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE11 meses atrás
Aumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
SOCIEDADE3 meses atrás
Governador de Nampula ordena retirada urgente de obstáculos ao redor da residência oficial
-
OPINIÃO8 meses atrás
A Cidade Vermelha