Connect with us

ECONOMIA

Ponte sobre o rio Larde em Nampula avança com anúncio de disponibilidade de três milhões de dólares

Publicado há

aos

O Governo da Província de Nampula acaba de anunciar a disponibilidade de cerca de três milhões de dólares para dar o arranque  das obras de construção da ponte sobre o rio Larde, ligando o Posto Administrativo de Thopuito à sede do distrito de Larde, na província de Nampula. O projecto, que vem sendo propalado desde o Governo de Armando Emílio Guebuza, vai  finalmente sair do papel.

No governo actual, no ano de 2020, havia sido anunciado que o projecto teria arranque no início do ano 2021, porém isso acabou por não acontecer, continuando a gerar preocupação para as comunidades locais. Durante um comício popular com a presença do Governador de Nampula, Manuel Rodrigues, em 2021, a população local voltou a expressar a sua demanda com a ponte e as promessas permaneceram as mesmas.

Na altura , mencionava-se uma necessidade de 8 milhões de dólares, que deveria ser dividido entre a Kennimar, o governo moçambicano e as comunidades locais.

Contudo, nesta Quarta-feira (14.08), durante a presença da representante britânica em Moçambique, entidade que disponibilizou os referidos três milhões de dólares disponíveis para o projecto, o Secretário de Estado na Província de Nampula, Jaime Neto,  assegurou que estão em curso actividades que resultarão na redefinição do empreendimento, de modo que a construção seja iniciada em breve.

“Estivemos ontem (13.08)  reunido [com o director da Kenmare] a discutir detalhes do projecto para se lançar a construção da ponte muito rapidamente”, disse Neto, destacando a importância da obra para unir as comunidades do distrito.

“ A ponte é importante para Kenmare, mas também é muito importante para a população e penso que o apoio que já foi prometido de 3 milhões de dólares, já disponibilizados, apesar de não ser suficiente pode ajudar a lançar o projecto da construção de ponte”, declarou Neto, que expressou gratidão ao generoso apoio do Governo britânico pela disponibilização dos fundos.

Jaime Neta não esclareceu se os ajustes que estão sendo realizados vão diminuir o escopo do projecto original, conforme o orçamento disponível, porém assegurou ser imprescindível iniciar imediatamente as obras para amenizar o sofrimento da comunidade local que reivindica a falta da infra-estrutura. Redacção

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas