SOCIEDADE
Polícia Trânsito poderá reforçar efectivo para evitar banho de sangue nas estradas em Nampula
As forças de segurança, especialmente a polícia de trânsito, poderão aumentar seu contingente para intensificar a fiscalização nas estradas, com o objectivo de prevenir um aumento significativo de acidentes de viação durante as festividades de Natal e Ano Novo na Província de Nampula.
A garantia foi dada por Egídio Pedro, chefe da secção de instrução e educação pública, no departamento da polícia de trânsito, do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, que diz que a corporação definiu como uma das estratégias escalar mais forças de protecção nos postos de controlo, para fazer face aos acidentes na via pública, com destaque para os agentes do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), agentes da intervenção rápida, migração, bombeiros e os alfandegários.
“Nos postos de controlo têm sido escalados três reguladores de trânsito, por exemplo, com a situação das manifestações que se vive, nalgum momento teremos que mandar mais forças para prestar atenção de modo haja mais seriedade e rigorosidade na fiscalização. Os agentes da Polícia de Trânsito permanecerão escalados em número de três, mas o nosso reforço será mais para agentes de intervenção rápida, SERNIC, migração, bombeiros e as alfândegas, no posto de controlo”, disse.
A Polícia de Trânsito assegura que, sob ponto de vista de segurança rodoviária, este ano os nampulenses terão uma quadra festiva mais segura e com menos acidentes, comparativamente ao ano passado, apesar das manifestações em curso no país, isto devido a sua organização atempada.
“Estaremos em todos os sítios com maior congestionamento, para evacuar o tráfego de viaturas. Vamos conseguir responder à demanda da quadra festiva, mas haverá uma diferença em relação ao ano passado, devido às manifestações, mas neste momento a Polícia de Trânsito está fazendo o seu papel”, afirmou.
O chefe do departamento da polícia de trânsito, acredita que quando chega o período das festas os acidentes são provocados pela emoção que toma conta das pessoas, tendo em conta a maior circulação, daí que apela os condutores e peões a pautarem pela observância das com as normas de trânsito.
Enquanto a quadra festiva não chega, actualmente a Polícia de Trânsito está a efectuar acções de sensibilização ao nível da província, principalmente nos locais onde os acidentes ocorrem com maior frequência.
“O departamento da Polícia de Trânsito tem planeado de preparação para a prevenção dos acidentes de viação, fazendo palestras naqueles sítios negros que ocorrem mais acidentes, devido à velocidade, para tentar educar o cidadão–peão, motociclista, condutor e passageiro–para prevenir os acidentes. Temos agentes que sempre regulam o trânsito, mas quando aproxima esse período das festas a questão do empenho na via pública é maior, porque há muita movimentação do cidadão, então há que prestar atenção na questão de prevenção dos acidentes ao nível das estradas”, disse o chefe do departamento, acrescentado que ao nível da cidade o trabalho de fiscalização também irá decorrer com mais rigor.
“Ao nível da cidade de Nampula, também, temos alocado um número de dois ou três colegas para trabalharem para regular o trânsito nos semáforos, falamos da zona da Sipal e em vários pontos”. Losângela Mussa
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas