POLÍTICA
Ossufo Momade denuncia esquema de recolha de cartões de eleitores em Nampula
O Candidato da Renamo à Presidência da República de Moçambique, Ossufo Momade, denunciou um suposto esquema de recolha de cartões de eleitores, envolvendo secretários do Partido FRELIMO, nos Bairros da cidade e em todas as comunidades da Província, em troca de valores monetários.
Ossufo Momade, fez um apelo aos cidadãos de Nampula, solicitando que estejam vigilantes e denunciem imediatamente qualquer grupo que tende coagir os eleitores, a entregar os seus cartões eleitorais. Ele ressaltou a importância dos eleitores preservarem o seu cartão de eleitor, visto que é o documento necessário para que possam votar no próximo dia 9 de Outubro.
“Existem secretários que circulam nos Bairros, dando dinheiro aos munícipes, em troca de cartão de eleitor. Esse dinheiro vai melhorar alguma coisa? Devemos combinar algo, esses cartões, devem guardar num local seguro, avisem os secretários tratarem suas vidas.”
Naquela ocasião, Momade enviou mensagens aos trabalhadores da área da Saúde, da Educação e aos agentes da Polícia, para que não se influenciem pelo Partido FRELIMO, mas sim realizem as suas actividades públicas, que consistem em oferecer serviços de Saúde, educar as crianças, garantir a segurança e tranquilidade públicas, respectivamente.
“Avisem também, os Professores, os Enfermeiros e os agentes da Polícia, para fazerem único trabalho, eles não podem ser usados, para ajudar a FRELIMO, a continuar no poder. Eles [Professores, Enfermeiros e agentes da Polícia] também, sofrem. Queremos tirar eles do sofrimento, povo é que manda. No dia 9 de Outubro, devem votar na mudança, quem vai trazer a mudança, somos nós.”
De acordo com Momade, simplesmente lamentar a má governação em Moçambique, não é suficiente, é preciso agir. Momade, acredita que o actual período eleitoral, é a oportunidade perfeita para fazer mudança.
“Bastam lamentações, com coisas que acontecem neste País, já chegou o momento de resolver os problemas, a FRELIMO, nunca vai resolver nossos problemas, esse senhor, que foi colocado como candidato, não vai resolver os nossos problemas, ele é igual aos outros, são farinha do mesmo saco, vocês vão ganhar uma bênção, se eu for Presidente, vou instruir os meus Deputados.”
Ossufo Momade, afirmou que se vencer nas eleições agendadas para 9 de Outubro, pretende tornar a Província de Nampula, num centro económico de Moçambique, transferirá a Capital Governamental para Beira, onde também ficará localizado o Parlamento, restando a Maputo, apenas o título de Capital Política.
“Queremos distribuir as Capitais, zona Sul, zona Centro e Norte, para podermos governar este País, farei isso, quando for Presidente da República de Moçambique, não tenho medo de ninguém.” Elina Eciate
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas