Connect with us

POLÍTICA

Ossufo diz que só deixa a presidência da Renamo se o Conselho Nacional mandar

Publicado há

aos

Se dependesse dele, ficaria até ao Congresso

O presidente da Renamo, Ossufo Momade, afirmou que não abandonará a liderança do partido a menos que o Conselho Nacional assim determine. Contestada por diferentes alas internas, a sua posição surge como resposta directa à pressão crescente para a sua saída imediata.

“Tudo vai depender da decisão dos membros. Eu fui eleito, e todos acompanharam o que aconteceu em Molócuè. Tenho dito que, no próximo Congresso, não vou concorrer. Vou deixar com os jovens, para que possam continuar com este barco”, disse Momade na sua chegada ao aeroporto internacional de Nampula, onde foi recebido por uma multidão de apoiantes.

Em breves declarações à imprensa, o líder do “Perdiz” reconheceu a existência de divergências internas, mas garantiu que a Renamo continua unida e forte, sublinhando que situações do género “são normais em qualquer formação política”.

“A Renamo é a Renamo, está forte. Isto é normal, mesmo noutros partidos existem estes tipos de problemas, mas nós não estamos preocupados com isso. A nossa gente é única, vamos unir a família e avançar para a vitória”, declarou.

A liderança de Ossufo Momade vem sendo contestada desde antes das últimas eleições gerais, cenário que se acentuou após os resultados de 2024, com críticas internas à sua forma de conduzir o partido e gerir as relações entre as diferentes alas da Renamo.

Momade destacou o empenho das estruturas locais e provinciais na mobilização dos militantes, considerando a forte adesão como sinal da vitalidade do partido.

“O trabalho está a ser feito, é este que estão a ver aqui. Caso contrário, não teríamos esta multidão”, frisou.

O VII Congresso Nacional da Renamo acontece num clima marcado por contestação interna e episódios de tensão, sendo aguardado com expectativa pelos militantes e observadores políticos. O encontro deverá deliberar sobre a liderança e traçar as estratégias de actuação da maior força da oposição para os próximos anos. José Luís

 

Continue Lendo
1 Comment

1 Comment

  1. José Luzia

    Outubro 16, 2025 at 7:02 am

    Ossufo a fingir que é democrata. Se realmente o fosse, ter-se-ia demitido logo após a rotunda derrota eleitoral.
    Assumia a responsabilidade do desaire e abria caminho para novas eleições internas.
    Mas as benesses falaram mais alto!
    Que está a acontecer desde ontem na reunião do Conselho Nacional? Tudo seguidismo do chefe ou não tanto?
    Não podemos esquecer o manobrismo da sua eleição no Congresso de Alto Molocue em que impediu a candidatura e até a simples participação do VM.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas