DESTAQUE
Onze milhões do FDEL despertam corrida de jovens empreendedores em Nampula
O Fundo de Desenvolvimento Económico Local (FDEL), que já começou a movimentar os empreendedores da cidade de Nampula, está a despertar esperança entre os jovens, que encaram a iniciativa como uma oportunidade concreta para combater o desemprego e impulsionar o empreendedorismo.
A cidade de Nampula foi contemplada pelo Governo central com onze milhões e oitocentos mil meticais, conforme anunciou na semana passada o presidente do Conselho Municipal, Luís Giquira, durante um comício popular no Posto Administrativo de Natikire. O processo de submissão já iniciou e tem como porta de entrada os postos administrativos municipais.
Entre os que acreditam no impacto do fundo está Nelson Manuel, residente no bairro de Namicopo e vendedor ambulante nas imediações do Mercado dos Bombeiros. Para ele, a iniciativa pode ser um ponto de viragem. “Tenho sim informação sobre o Fundo de Desenvolvimento. Acho muito bem. O que eu gostaria com esse dinheiro é mudar a minha vida. O meu projecto tem a ver com o negócio de vendas. Sim, vou ganhar, sim”, afirmou com confiança.
Também Izoldo Agostinho Inácio, operador de serviços financeiros móveis, destacou que o fundo pode transformar o futuro de muitos jovens e já prepara a sua candidatura. “Pelo meu ponto de vista, o fundo é muito bom para ajudar no crescimento e desenvolvimento de muitos jovens aqui na cidade de Nampula, porque a maioria tem dificuldades em conseguir emprego. Estou no processo de elaborar o meu projecto para submeter, porque também preciso muito desse apoio”, explicou.
Por sua vez, Agostinho José, vendedor de calçados, deixou um apelo directo à juventude. “Aconselho os jovens a concorrerem sem medo. Fazer o projecto e submetê-lo é importante. Devemos tentar todas as portas. Se Deus quiser, e com sorte, podemos ser seleccionados. É uma chance real de desenvolvimento para o nosso país”, afirmou.
O presidente do Conselho Autárquico de Nampula, Luís Giquira, reforçou que o processo deve ser transparente e livre de cobranças ilícitas. “Esse fundo é para o desenvolvimento local. Toda gente que tiver um projecto, seja individual, em associação ou cooperativa, pode submeter gratuitamente no posto administrativo. Não se deve pagar nenhuma ‘quinhenta’ ao secretário do bairro ou ao chefe do posto. Queremos transparência para que este fundo realmente sirva a comunidade”, sublinhou.
Recorde-se que o FDEL foi lançado a 1 de Agosto de 2025 pelo Presidente da República, Daniel Chapo, com uma carteira global de 1.000 milhões de meticais, equivalentes a 15 milhões de euros. 60% deste montante será destinado a projectos apresentados por jovens. José Lúis
-
SOCIEDADE7 meses atrásUniRovuma abre inscrições para exames de admissão 2026
-
SOCIEDADE2 anos atrásIsaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
CULTURA2 anos atrásVictor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
DESPORTO2 anos atrásReviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO2 anos atrásO homem que só gostava de impala
-
POLÍTICA12 meses atrásGoverno de Nampula com nova cara: nove novos administradores e várias movimentações
-
ECONOMIA11 meses atrásGoverno elimina exclusividade na exportação de feijão bóer e impõe comercialização rural exclusiva para moçambicanos
-
ECONOMIA6 meses atrásVazamento de provas leva ao cancelamento imediato dos exames da 9.ª classe
