DESTAQUE
Nampula investe na saúde da população com ambulâncias e motorizadas equipadas
O Conselho Municipal de Nampula acaba de entregar aos seus munícipes, duas ambulâncias e sete motorizadas equipadas com kits de saúde com o objectivo de melhorar o atendimento à população local.
Os dois carros de socorro com equipamentos médicos vão realizar um transporte mais eficiente de pacientes críticos e de emergência para os hospitais da urbe, melhorando o atendimento na rede de saúde municipal.
O Edil de Nampula, Luís Giquira, ressaltou a relevância das ambulâncias “Hoje mais uma vez, reafirmamos nosso compromisso inabalável com a saúde e bem-estar dos cidadãos e gostaria de expressar minha satisfação e gratidão ao testemunhar esse marco crucial para a saúde de nosso município. Não se resume apenas às ambulâncias abandonadas e danificadas no passado, mas também inclui seis motorizadas. A entrega dessas ambulâncias representa um passo fundamental na direcção do meu governo”.
Conforme o político afirmou, os veículos agora disponibilizados para o sector de saúde e assistência social irão facilitar o transporte dos pacientes, assegurando protecção e agilidade nos atendimentos de saúde da cidade.
“As ambulâncias devidamente equipadas possibilitam o transporte seguro dos doentes em situações de urgência. Já as motorizadas, serão destinadas a cada posto administrativo e utilizadas pelos técnicos de saúde municipais”.
As viaturas foram compradas com as contribuições dos munícipes da cidade. Ao entregar as viaturas à equipa de saúde do Conselho Municipal de Nampula, pediu aos cidadãos que fossem cuidadosos ao usar esses equipamentos para garantir que durem por muito tempo.
“Solicito aos cidadãos, especialmente aos condutores de ambulâncias e motorizadas, que esses veículos sejam destinados a atender aos nossos doentes. Gostaria que fossem responsáveis como eu e, atentos. Fiscalizem qualquer desvio no uso das motorizadas para propósitos não autorizados. Não queremos que esses veículos sejam usados como táxis, nem queremos que as ambulâncias sejam utilizadas para transportar carvão e lenha. Pelo contrário, devem ser usadas para transportar nossos cidadãos que não têm como chegar ao hospital”.
As ambulâncias disponibilizadas pelo Conselho Municipal de Nampula estão disponíveis para atender os moradores da cidade. Foi estabelecida uma linha telefónica gratuita que funcionará 24 horas. A intenção é promover um sistema de saúde de qualidade que traga orgulho para a população local.
“Teremos as motorizadas disponíveis assim como as ambulâncias prontos para buscar o cidadão que estiver dentro da nossa cidade. O número de contacto é o 8006230, ainda vamos tornar público este número em nossos canais, nos postos administrativos, de modo a estar acessível para qualquer cidadão que estiver com dificuldades”.
A utilização de ambulâncias pelos órgãos administrativos municipais de Nampula foi implementada pela primeira vez por Mahamudo Amurane no início de seu mandato, em 2014, onde comprou uma ambulância acompanhada por duas motos. A iniciativa durou até à sua morte, não tendo sido continuada pelo autarca Paulo Vahanle. No entanto, soubemos que a única ambulância havia sofrido um acidente de viação, ficando totalmente danificada.
Após o retorno da iniciativa, alguns moradores entrevistados expressaram sua alegria ao afirmarem que as duas ambulâncias e sete motorizadas vão principalmente auxiliar os pacientes que têm enfrentado diversos obstáculos para chegarem aos hospitais, quando estão doentes e incapacitados. Nelton Sousa
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas