DESTAQUE
Ministro de Saúde promete solucionar falta de gesso nos hospitais do país
O Ministro de Saúde garante que o sector trabalha para solucionar o problema de falta de gesso na maior parte dos hospitais do país, incluindo na província de Nampula, onde o Hospital Central de Nampula (HCN) está adaptar o papelão e ligaduras de compressão média como opções alternativas para tratar pacientes que chegam com fracturas ósseas, devido à falta de gesso hospitalar.
O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, falava na última semana em Nampula. Ao ser questionado sobre a questão da falta de gesso hospitalar nos hospitais do país, ele reconheceu que o problema estava relacionado aos fornecedores. Explicou que a empresa responsável pelo fornecimento dos produtos havia desistido de última hora, após ter sido adjudicada.
“O ciclo de aquisições na área da saúde segue um padrão que dura um ano inteiro. No ano de 2021, realizamos um concurso para o fornecimento de gesso para o sector de saúde em 2022 e, no primeiro trimestre de 2023, o vencedor desistiu logo após ser escolhido. Como resultado, tivemos que recorrer ao segundo colocado. Fomos prejudicados, pois deveríamos ter recebido o fornecimento de gesso para 2023 no primeiro trimestre de 2024. Esse é o motivo principal das dificuldades que estamos enfrentando com o fornecimento de gesso nos hospitais”, declarou.
O ministro anunciou que o sector de saúde está a buscar soluções para reduzir o impacto do problema a partir dos próximos dias, recorrendo a métodos alternativos, visto que a resolução definitiva continua longe.
No entanto, muitos pacientes com fracturas ósseas no Hospital Central de Nampula desenvolvem novos problemas de saúde, já que essa solução [uso de papelão e ligaduras de compressão média] não garante a segurança necessária.
No Hospital Central de Nampula, tanto os médicos quanto a direcção se recusam a discutir o problema, porém, o Rigor soube que o problema persiste há vários meses. Redacção
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas