Connect with us

SOCIEDADE

Médicos alemães operam doentes com deficiências resultantes de queimaduras em Nampula

Publicado há

aos

Mais de 50 pacientes com deficiências decorrentes de queimaduras, oriundo de diferentes províncias da região Norte do país, poderão ser operadas, na próxima semana, no Hospital Central de Nampula. As cirurgias serão lideradas por uma equipa de médicos especialistas da República Federal da Alemanha.

De acordo com o Dr. Hermenegildo Mulenga- Cirurgião-geral, afecto ao Hospital Central de Nampula, as acções inserem-se numa “campanha de correcção de contracturas–deficiências que são consequências de lesão de queimadura ou por outra causa, que cria algum grau de deficiências, pode ser no olho, na boca, no dedo, no pescoço e que dificulta a função duma parte do corpo”, disse.

Na verdade, o objectivo destas cirurgias não é corrigir a estética, mas de restaurar a função, sobretudo partes do corpo que estão desabilitadas, por consequência de cicatrização, segundo deu a conhecer o especialista.

“O indivíduo que, por exemplo, queimou a mão e o dedo está desabilitado por cicatrização, nós temos que fazer uma cirurgia, de forma que a pessoa volta a ter a função normal”, esclareceu.

“No processo de cicatrização, há pessoas que têm propensão a desenvolver uma cicatriz deformada, então se essas cicatrizes acometerem alguma parte funcional, por exemplo, articulação, cria deficiência–a pessoa pode ter dificuldades de funcionar com o órgão afectado”, explicou.

Neste momento, decorrem processos preparativos para o efeito. O médico referiu que até ao momento não há números específicos de doentes a serem abrangidos, mas o certo, segundo ele, é que nos próximos cinco dias úteis da semana sejam atendidas diariamente, no mínimo, dez pacientes.

“As pessoas devem dirigir-se à porta 8 das consultas externas, do Hospital Central de Nampula onde inicia o processo de preparação, entre eles abertura do processo. Durante o final de semana decorrerá o processo de selecção”, disse para depois apelar os doentes a aderirem à campanha. Sitoi Lutxeque

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas