SOCIEDADE
Mais de 35 milhões de Dólares serão investidos na reabilitação do Sistema de Abastecimento de Água em Nacala
Em colaboração com a Holanda e o Banco Mundial, o Governo de Moçambique está a investir 35 Milhões de Dólares americanos, para a Reabilitação e Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Nacala, resultando no aumento da área de atendimento.
Prevê-se que até Junho de 2025, após a finalização das obras de expansão do sistema, mais de 150.000 habitantes, serão beneficiados com o reforço e ampliação do abastecimento de água em novas regiões, incluindo os Bairros de Muchilipo, Nanar, Nabluza, Morrupelane, Naveveni, Nakotho, Ampalue, Nauaia, Muzuane, Aeroporto, Tielela e Colambia. Além disso, o sistema expandido também irá atender a Zona Industrial, Locone, Mpaco, Nablusa, Naherenque, Muanona, Ontupaia, Mpaco, , Mucone, Triângulo, Maiaia, Ribáuè e Nacala-a-Velha.
A Reabilitação e Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Nacala envolve trabalhos de reabilitação e construção de uma Estação de Tratamento de Água com capacidade para 16.000 metros cúbicos diários, além da instalação de Adutoras numa extensão aproximada de 23 quilómetros e Estações de Bombeamento.
Neste projecto, será realizada a construção de mais uma Estação de Tratamento de Água no terreno dos furos de água de Mutuzi II, com capacidade para produzir 10.000 metros cúbicos por dia, juntamente com um reservatório de 2.000 metros cúbicos.
Por contraste, os projectos envolvem a Renovação e Edificação de Centrais de Distribuição e Malha de Distribuição, uma parte que irá ampliar a capacidade de armazenamento em 4.750 metros cúbicos, além de reduzir as perdas de água na rede. As estruturas a serem erguidas, serão formadas por uma torre de 500 e duas de 250 metros cúbicos e 30 metros de altura cada, dois tanques com capacidade para 2.000 metros cúbicos e uma Estação de Bombeamento e outra de cloragem.
Carlos Mesquita, Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, foi o responsável por lançar as obras de Reabilitação e Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Nacala. Ele destacou que esse projecto marca o início de uma nova fase para a região de Nacala, garantindo que cada residência em Nacala-porto terá acesso à água potável.
“Com a cerimónia de hoje, simbolizamos não apenas o início das obras, mas também o início de um futuro promissor para a população de Nacala. Esta pedra representa a fundação de um compromisso que perdurará por muitas gerações. É o alicerce de uma infra-estrutura que esperamos que trará benefícios duradouros e transformadores para a Cidade de Nacala”, considerou Carlos Mesquita.
Vale ressaltar que a Barragem de Nacala foi erguida em 1975 e passou por obras de reabilitação em 2013, visando maximizar a utilização da água armazenada para o fornecimento de água à população de Nacala.
Durante a cerimónia de lançamento da Primeira pedra de Reabilitação e Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Nacala, Carlos Mesquita anunciou que o Banco Mundial disponibilizou recentemente 150 milhões de dólares americanos, para o abastecimento de água aos centros urbanos da região Sul, abrangendo as cidades de Maputo, Matola, Boane, Chókwè, Chibuto, Xai-Xai, Inhambane, Maxixe e Vila de Marracuene, como parte de um novo programa denominado “Programa de Segurança Hídrica Urbana de Moçambique”. Vânia Jacinto
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas