Connect with us

DESPORTO

Mais de 25 mil alunos do secundário iniciam exames finais com um contundente apelo à integridade

Publicado há

aos

Iniciaram-se hoje, em todo o território nacional, os exames finais do ensino secundário, envolvendo os alunos da décima e décima segunda classes. Na província de Nampula, mais de 25 mil estudantes participaram dessas avaliações finais.

O Porta-voz da Direcção Provincial da Educação na Província de Nampula, Faruk Carim assegura que todas as condições necessárias foram estabelecidas para que os exames finais do ensino secundário aconteçam de forma tranquila.

Entretanto, há um convite contundente para evitar situações que possam resultar em fraudes, tanto por parte dos professores quanto dos estudantes.

“As fraudes académicas trazem consequências e quem as comete enfrentará consequências. Estamos preparados para garantir que os exames decorram sem sobressaltos e para também punir os professores que se envolvem em práticas fraudulentas”.

Em relação aos exames anteriores, abrangendo estudantes da 6ª classe e do 4º ano do programa de educação de adultos, o porta-voz da área educacional em Nampula declarou que não houve incidências de fraudes. No entanto, um grupo de alunos da 6ª classe que  não pôde realizar os exames por motivos de saúde   deverá participar dos exames da 2ª época ainda nesta semana.

“As avaliações transcorreram de maneira calma e satisfatória. Embora tenhamos registado algumas ausências, a maioria, senão todas, ocorreu devido a problemas de saúde. Esses estudantes estão sendo preparados para a 2ª  época. Até o momento, não há registos de tentativas de fraude no sector, mas, caso surjam, existem recursos disponíveis para lidar com isso.”

Ao realizar uma análise abrangente sobre o ensino geral (primário e secundário e alfabetização e educação de adultos), o nosso entrevistado mencionou que na Província de Nampula, para o ano de 2024, um total de 262.100 alunos são envolvidos nos exames, representando um aumento de 4,7% em comparação a 2023.

“O processo de avaliação na província de Nampula conta com a colaboração de 18.500 professores como vigilantes, além da presença de 78 técnicos pedagógicos que se unem aos inspectores. Os exames decorrem num cenário onde a província possui 9.250 centros de exames distribuídos pelos 23 distritos”, comentou o porta-voz da educação em Nampula. Redacção

 

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas