SOCIEDADE
Luzitisa Pereira oferece almoço de confraternização a 165 crianças em Nampula
A esposa do Secretário de Estado da Província de Nampula, Luzitisa Pereira, promoveu na último sexta-feira (13) um almoço de confraternização para cerca de 165 crianças, no âmbito das celebrações da Quinzena da Criança, assinalada em Moçambique de 1 a 16 de Junho.
O encontro teve lugar no Centro Viveiros e contou com a participação de crianças provenientes de diversas instituições, como a Escola Primária de Nahene e o Parlamento Infantil.
Segundo Luzitisa Pereira, o objectivo da actividade foi proporcionar momentos de carinho, amor e partilha, reforçando a consciência sobre os direitos e deveres das crianças.
“Tínhamos selecionado outras crianças de infantários, mas, por problemas de transporte, não conseguiram chegar. Então, estamos aqui a confraternizar com aproximadamente 165 crianças, para lhes dar um pouco de carinho e atenção”, explicou.
Luzitisa recordou ainda que a actividade se insere nas celebrações da Quinzena da Criança, período que vai de 1 a 16 de Junho, com destaque para o Dia Internacional da Criança (1 de Junho) e o Dia da Criança Africana (16 de Junho).
“O objectivo é sensibilizar as crianças sobre os seus direitos e deveres, num ambiente de festa e aprendizagem”, reforçou.
Durante a manhã do mesmo sábado, no seu gabinete, Luzitisa Pereira entregou kits escolares a 36 crianças. Os kits incluíam pastas, cadernos, lápis, canetas, entre outros materiais.
“Este gesto visa incentivar a permanência das crianças na escola e o seu sucesso escolar. Toda criança deve conhecer os seus direitos, saber que tem direito à educação, à saúde e a outros cuidados essenciais”, afirmou.
A iniciativa foi amplamente elogiada pelas instituições envolvidas. A professora Cecília Amimo Amisse, representante da Escola Primária de Nahene, manifestou gratidão:
“Estamos muito agradecidos pelo gesto da senhora esposa do Secretário de Estado. As crianças gostaram muito e sentimo-nos verdadeiramente acolhidos. Esta é uma iniciativa bem-vinda.”
Também emocionada, Artesia Tarcísio Assane, directora do Centro Viveiros, destacou o privilégio de acolher o evento:
“É gratificante e lisonjeante. Dentre muitos centros, termos sido escolhidos é uma honra. Este é o único Centro do Estado na província de Nampula. Não tenho palavras para expressar a nossa satisfação.”
Assane defendeu que iniciativas como esta devem ser replicadas e alargadas:
“Deveriam expandir para outros centros. Temos muitas crianças carenciadas que precisam deste tipo de atenção. Nem todas têm a oportunidade de participar em actividades como estas. É um gesto nobre e digno de louvor.” Vânia Jacinto
-
SOCIEDADE7 meses atrásUniRovuma abre inscrições para exames de admissão 2026
-
SOCIEDADE2 anos atrásIsaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
CULTURA2 anos atrásVictor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
DESPORTO2 anos atrásReviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO2 anos atrásO homem que só gostava de impala
-
POLÍTICA12 meses atrásGoverno de Nampula com nova cara: nove novos administradores e várias movimentações
-
ECONOMIA11 meses atrásGoverno elimina exclusividade na exportação de feijão bóer e impõe comercialização rural exclusiva para moçambicanos
-
ECONOMIA7 meses atrásVazamento de provas leva ao cancelamento imediato dos exames da 9.ª classe
