Connect with us

SOCIEDADE

Kóxukhuro reintegra crianças vítimas da brutalidade policial em Nampula

Publicado há

aos

Cinco crianças vítimas da brutalidade policial nas manifestações pós-eleitorais em Nampula estão a ser reintegradas no sistema de ensino, graças à intervenção da Associação Kóxukhuro. A organização, que actua na defesa dos direitos humanos, realizou nos últimos dois meses um trabalho de campo em diferentes pontos da província, tendo identificado menores em risco de perder o ano lectivo.

Das cinco crianças, três já foram reintegradas — duas em Namialo e uma no distrito de Monapo. As outras duas, residentes na cidade de Nampula, aguardam por formalidades administrativas para o seu regresso às aulas. “Estamos a trabalhar com urgência para garantir que essas duas crianças também retomem os estudos nos próximos dias”, assegurou ao Rigor o director da associação, Gamito dos Santos Carlos.

Segundo a organização, as crianças afectadas ficaram afastadas da escola após episódios de repressão policial ocorridos durante manifestações que marcaram o período pós-eleitoral em várias zonas da província. Em alguns casos, as vítimas foram detidas ou feridas, e em outros, traumatizadas a ponto de abandonar a frequência escolar.

“Sete meses depois das manifestações, estas crianças continuam a viver um martírio. A nossa missão é garantir que não fiquem para trás e que o direito à educação seja plenamente respeitado”, sublinhou Gamito dos Santos.

A Kóxukhuro apela às autoridades da educação, à sociedade civil e às instituições de justiça para que colaborem na protecção das vítimas e assegurem que todas as crianças afectadas possam retomar os estudos com segurança e dignidade.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas