SOCIEDADE
Jaime Neto destaca importância dos jovens na indústria extractiva para o desenvolvimento do país
O Secretário de Estado em Nampula, afirmou que o governo provincial continuará a priorizar a formação profissional dos jovens, para poderem participar activamente da exploração dos recursos minerais abundantes na província.
A garantia é de Jaime Neto, que afirma que o desenvolvimento do País está sendo prejudicado pelo facto de, após a proclamação da independência nacional, o País, ainda depender de doações para realizar as acções de desenvolvimento. Neto, diz que os recursos de que Nampula dispõe, se forem melhor utilizados, podem diminuir essa dependência.
“Vamos trabalhar para alcançar a independência económica, para o efeito maximizamos e fazer o aproveitamento integral dos recursos, que o País tem em particular, os recursos humanos, para que os feitos da independência política, se traduzam na independência económica, que todo o povo moçambicano almeja, a nossa província e o nosso País no geral, têm o privilégio de contar com os recursos naturais valiosos, com destaque para as terras aráveis, minérios, hidro carboneto, recursos florestais entre outros, o seu aproveitamento integral e a sua transformação em riqueza dependem da inteligência do homem devidamente formado e capacitado”, disse Neto, que falava durante a passagem do 7 de Setembro, dia da Vitória Nacional.
Conforme Jaime Neto, a autonomia financeira é fundamental, para que o governo de Moçambique, possa alcançar uma independência política efectiva. Portanto, Neto, ressalta a importância de se trabalhar para assegurar que, os jovens estejam preparados e aptos a utilizar os recursos disponíveis para o desenvolvimento do seu País.
“Um dos maiores constrangimentos que limitam a nossa acção, para o desenvolvimento, é a independência política, sem a independência económica efectiva, que não nos permite planificar o nosso desenvolvimento, com base nos nossos próprios recursos, passando a depender de outros, para implementar os nossos planos estratégicos. Para prossecução dos nossos objectivos, mas com a independência económica seremos mais soberanos para decidirmos como moçambicanos, pela nossa educação, saúde, saneamento, reformas necessárias e eficazes para o nosso estado, com vista ao bem de todos nós”, esclareceu o Secretário de Estado na Província de Nampula.
Porém, Jaime Neto, solicita a colaboração de todos os segmentos da sociedade, na activa participação nas batalhas, para homenagear aqueles que lutaram no passado, pela conquista da independência, alcançada em 1975.
“Somos chamados juntos continuarmos a lutar e defender a nossa soberania, a nossa integridade territorial e a combater todos os fenómenos, que assolam o nosso país actualmente, como seja o terrorismo em Cabo Delgado, os efeitos os eventos extremos decorrentes das mudanças climáticas, a criminalidade nas suas diversas formas, entre outras manifestações, que continuam a exigir a união de esforços para a sua mitigação e erradicação.” Losângela Mussa
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas