SOCIEDADE
Investimentos da HAIYU garantem água nas comunidades de Angoche

Haiyu Mozambique Mining, Co. Lda investiu mais de 18 Milhões de Meticais e melhorou os níveis de abastecimento de água na localidade de cerema e sangage
O fornecimento de água impacta positivamente à vida da população da província de Nampula e é um desafio que também se estende ao distrito de Angoche. A falta desse recurso essencial levou as comunidades que vivem nas áreas de extracção de recursos minerais, exploradas pela Haiyu Mozambique Mining, Co. Lda., a pedirem de forma unânime durante as consultas comunitárias para a elaboração do Plano Estratégico de Responsabilidade Social de 2022 a 2026 sobre a necessidade de ter água, mais perto de si.
As 13 comunidades hospedeiras do projecto de exploração de areias pesadas da Haiyu em Angoche (Namawe, Murrua, Malacassa, Quiricuidje, Nagonha, Nanthangala, Namithanari, Napopue, Praia-Macho, Ingúri Mussoriri, Ingúri Mucata e Cerema) revelaram, nas auscultações públicas, que enfrentavam dificuldades de fornecimento de água e desejavam que, nas iniciativas da empresa priorizassem a melhoria do acesso à água potável, o que envolveria a abertura de furos de água em quase todas as comunidades.
Actualmente, a realidade é diferente. Nas localidades de Cerema e Sangage, especificamente nas comunidades de Thopa, Murrua, Murrucuine, Nagonha e Namawe, os níveis de fornecimento de água aumentaram. Em 2018, nestas comunidades foram abertas um total de 08 furos de água, com um investimento de cerca de 4.100.000,00 (Quatro milhões e cem mil meticais). Em 2022, foram igualmente abertos 21 furos de água nas 13 comunidades acima mencionadas, orçados em 11.760.000,00 (Onze milhões, setecentos sessenta mil meticais). No total a Haiyu procedeu a abertura de 29 furos de água, beneficiando cerca de 16.000 habitantes. Ainda nesta componente de água, a empresa abriu mais 12 poços melhorados nas diversas comunidades para reforçar o abastecimento de água a todos, num investimento de 2.238.970,52. De 2018 a 2022, a empresa investiu cerca de 18.098.970,52 (Dezoito milhões, noventa e oito mil, novecentos setenta meticais e cinquenta e dois centavos).
“Éramos diariamente obrigados a subir estas montanhas de areia a procura de água”- Aquinunzela Momade utente do furo de água em Murrua.

Aquinunzela Momade
A senhora Aquinunzela Momade, uma das beneficiárias das fontes de água construídas naquela comunidade, relata o sofrimento enfrentado antes da abertura dos furos em Murrua devido à escassez de água. Em entrevista à nossa equipe, ela comentou que, antes da empresa Haiyu iniciar a perfuração de furos de água na região, os moradores enfrentavam dificuldades significativas, tendo de percorrer longas distâncias em busca de água, passando por diversos montes de areia, as chamadas dunas de Murrua.
Entretanto, esclarece que a situação do fornecimento de água melhorou, pois, conforme relatado, desde a abertura dos furos, as mulheres não precisam mais de caminhar longas distâncias em busca deste precioso líquido.
“Desde que este furo foi construído e disponibilizado, temos notado uma melhoria significativa. Extraímos água com facilidade, e até mesmo pessoas de outras localidades vêm aqui para tirar água, todos apreciamos muito”, afirmou Aquinunzela Momade e continuou:
“Desde que se construiu este furo, não tivemos nenhum problema, estamos completamente seguros quanto a isso. Na verdade, estamos contentes com como a água jorra. Antes do furo, percorríamos longas distâncias até Nzizi, enfrentando subidas e caminhando bastante, onde tirávamos água turva, que não era de boa qualidade,” comentou Aquinunzela Momade, demonstrando satisfação.
“As nossas esposas já não precisam percorrer longas distâncias para ter água potável”-Vitorino Selemane Age, secretário de Murrua

Vitorino Selemane Age
Vitorino Selemane Age, secretário do bairro de Murrua, afirmou à nossa equipe que as comunidades da região estão contentes e têm uma percepção positiva entre o período anterior e o actual, após a chegada da empresa Haiyu.
Dentre os diversos pontos ressaltados pelo Senhor Vitorino Selemane Age, merece destaque à melhoria nos níveis de fornecimento de água nas comunidades de Murrua, evidenciando a diminuição das dificuldades enfrentadas pelas mulheres, que antes precisavam caminhar longas distâncias em busca de um recurso que era raro.
“A Haiyu construiu furos de água e poços nas nossas comunidades, o que tem gerado um efeito positivo. Antes, as mulheres precisavam buscar água a uma longa distância, mas agora a situação é diferente e elas conseguem acessá-la mais de perto, o que é uma melhoria”, afirma o secretário com orgulho.
O senhor Vitorino Selemane Age afirma que um dos factores que traz satisfação à sua comunidade é que, antes da abertura dos furos de água, é realizado um processo democrático de consulta para decidir o local onde cada será construído.
“Fomos nós, a comunidade, que decidimos onde seriam abertos os furos. O empreiteiro realizou uma avaliação e, em seguida, nos comunicou sobre os locais com água. Concordamos que os furos deveriam ser feitos aqui.”
Vitorino Selemane solicitou que a empresa Haiyu mantenha suas iniciativas de responsabilidade social, pois estas têm se mostrado um importante impulsionador para o desenvolvimento de Murrua, que antes enfrentava dificuldades de crescimento.
Lembre-se de que a iniciativa de perfuração dos furos de água nas comunidades hospedeiras tem como principal objectivo aumentar a disponibilidade de água potável.
A empresa Haiyu Mozambique Mining, Co. Lda actua no distrito de Angoche desde 2010, focando suas actividades na extracção mineira. Ao longo desse tempo, a empresa tem investido no desenvolvimento completo das comunidades hospedeiras, estabelecendo uma colaboração com o Governo e Organizações da Sociedade Civil, com o objectivo de partilhar recursos financeiros para elevar a qualidade de vida dos habitantes das comunidades. Redacção
-
CULTURA6 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE9 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO7 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO8 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO9 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE11 meses atrás
Aumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
SOCIEDADE3 meses atrás
Governador de Nampula ordena retirada urgente de obstáculos ao redor da residência oficial
-
OPINIÃO8 meses atrás
A Cidade Vermelha