Connect with us

SOCIEDADE

Instabilidade mantém encerrados os centros Kutua e Nanhupo Rio em Nampula

Publicado há

aos

Pelo menos dois centros de saúde — um no distrito de Eráti e outro em Mogovolas — mantêm-se encerrados na província de Nampula, em consequência de actos de vandalismo e instabilidade registados no período pós-eleitoral.

Segundo o chefe do Departamento de Saúde Pública, Geraldino Avalinho, embora não tenha avançado o número exacto de unidades sanitárias encerradas, estima-se que cerca de 15 por cento das unidades da província tenham sido directa ou indirectamente afectadas.

“Em Nanhupo Rio, no distrito de Mogovolas, por exemplo, a unidade sanitária não foi vandalizada, mas ficou cercada por destruição de outras infra-estruturas, como comandos distritais e sedes administrativas, o que criou um ambiente de insegurança”, explicou.

Em Eráti, o cenário não é diferente. A unidade sanitária de Kutua, Odinepa em Eráti, permanece encerrada pelas mesmas razões, tendo os profissionais de saúde sido temporariamente retirados. “Os colegas ficaram profundamente traumatizados com o cenário vivido. Achámos prudente retirá-los enquanto não estiverem criadas condições mínimas de segurança”, acrescentou Avalinho.

O responsável afirmou ainda que o sector está a levar a cabo acções de diálogo e sensibilização comunitária com vista à reabertura gradual das unidades. “Queremos que a população compreenda que a unidade sanitária não pertence apenas ao sector da saúde. É um bem comum, que deve ser protegido por todos”, apelou.

Apesar dos desafios, as autoridades de saúde garantem estar a trabalhar em coordenação com líderes comunitários, autoridades locais e forças de segurança para restabelecer a normalidade. “O nosso objectivo é reduzir o raio teórico de assistência através da reabertura total das unidades afectadas”, concluiu.  Redacção

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas