Connect with us

SOCIEDADE

Início dos pagamentos do décimo terceiro salário gera optimismo aos professores

Publicado há

aos

Os pagamentos referentes a 50% do décimo terceiro salário para os servidores públicos activos e 100% para os reformados já foram iniciados. A Associação Nacional dos Professores de Nampula se manifestou sobre a notícia no último Sábado (08.02.2025), quando mais de 45% dos professores já haviam recebido o seu décimo terceiro salário.

“O décimo terceiro salário é utilizado de maneiras variadas, conforme as necessidades individuais. Muitas pessoas esperam que a maioria desse recurso sirva para a compra de material escolar, algo que não conseguiram adquirir com os salários normais, pois costumavam utilizar esses valores para essa finalidade. Como o dinheiro não chegou a tempo, agora temos a oportunidade de usá-lo para isso, e aqueles que enfrentam dificuldades financeiras poderão aproveitar. Além disso, muitos professores e funcionários também têm dívidas acumuladas desde Dezembro, que pretendem quitar em Janeiro com esse pagamento. Acreditamos que quem está endividado conseguirá saldar as suas dívidas utilizando esse montante”, comentou Amós João Pires, porta-voz em Nampula da Associação Nacional dos Professores de Nampula.

Segundo o porta-voz, Amós João Pires, o pagamento do décimo terceiro salário resulta da interrupção das actividades no sector público, no qual a ANAPRO também esteve envolvida, recusando-se a participar dos exames especiais, sendo essa uma conquista.

“A convocação para a greve teve um impacto que prevíamos, embora não tenha sido completo. Contudo, entendemos o contexto do país, que estava passando por diversas manifestações. É possível que o governo não tenha recursos suficientes para arcar com a totalidade, o que já vemos como um ponto positivo”, afirmou Amós João Pires.

Embora a ANAPRO esteja satisfeita, a entidade afirma que irá persistir na luta pelo pagamento das horas extras.

“As horas extras continuam sendo uma questão desafiadora que enfrentaremos, já que o novo ano começou e os pagamentos relacionados a essas horas ainda não foram processados. Vale ressaltar que pretendemos apresentar uma solicitação de esclarecimento à Direcção Provincial de Educação. No ano passado, ao levantarmos a questão dos professores que não estavam recebendo pelo trabalho adicional, o porta-voz provincial afirmou que os pagamentos já haviam sido efectuados e que não havia dívidas pendentes. No entanto, agora fica evidente que até mesmo o porta-voz do governo reconhece que o problema das horas extras persiste”, afirmou, demonstrando optimismo em relação a dias melhores na administração pública, considerando especialmente o discurso de posse do Presidente da República.

Diante da questão relacionada ao pagamento das horas de professores, que já é uma situação prolongada, a ANAPRO tem a expectativa de que a nova administração de Nampula consiga superar esses desafios.

Segundo a ANAPRO, durante a cerimónia de posse do Governador da província de Nampula, uma das promessas feitas foi a de que ele se empenharia para evitar problemas ao longo do ano. Ele destacou que os salários e as horas extras deveriam ser pagos pontualmente.

Lembre-se de que, conforme o plano de cem dias do Governo de Chapo, o executivo vai efectuar o pagamento de atrasados (13° Vencimento, horas extras validadas pelo IGF da Saúde e Educação, fornecedores de bens e serviços e atrasados do INAS). Vânia Jacinto

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas