POLÍTICA
Governador de Nampula defende mais acção e menos discursos na luta contra a desnutrição
O governador de Nampula, Eduardo Abdula, defendeu esta segunda-feira (13) que é tempo de passar das palavras à prática na luta contra a insegurança alimentar e nutricional. O apelo foi feito durante a abertura do Seminário Regional de Divulgação da Política e Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado em Nampula.
“Hoje, mais do que falar de estratégias e planos, precisamos de agir com coragem e determinação. Mais do que elaborar documentos e desenhar políticas, precisamos de passar da teoria à prática, porque já não basta identificar problemas, é urgente apresentar respostas concretas. Já não basta discutir metas, é hora de alcançá-las”, sublinhou Abdula, apelando a uma mobilização colectiva de todos os sectores para enfrentar a desnutrição.
O governante frisou, no entanto, que não pretende desvalorizar a pertinência dos encontros de reflexão. “Muito pelo contrário, eles são importantes e devem continuar a ser promovidos. Mas também não podemos, nem devemos, entrar em ciclos viciosos, em que se despendem avultados recursos no diagnóstico dos problemas e depois se tarda, se adia ou simplesmente não se põe nada em prática.”
Nampula, que actualmente apresenta a mais elevada taxa de desnutrição crónica do país (46,7%), quer inverter este quadro. Segundo Abdula, a meta é reduzir o índice para 40% até 2029, no quadro do Plano Operacional de Segurança Alimentar e Nutricional 2025–2030.
“Este número não é apenas uma percentagem. São vidas comprometidas, futuros sem horizonte, crianças, mulheres, homens e os nossos mais velhos que estão em risco. Isto tem de mudar”, frisou.
O governador destacou ainda que a província já deu passos concretos com a realização da Conferência Internacional de Nutrição e Agronegócio (CINA), da Feira Económica de Nampula (FENA) e com a aquisição de tractores agrícolas para impulsionar a mecanização da agricultura familiar.
“Nampula não pode, não quer e, sob o nosso magistério, não vai continuar a figurar nas estatísticas como a província com mais elevada taxa de desnutrição crónica do país. Somos uma terra fértil, produtiva e com uma população trabalhadora e resiliente. Por isso, a nossa responsabilidade é transformar esse potencial em acções tangíveis que mudem vidas.”
O seminário é dedicado à divulgação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional do país e da sua Estratégia de Implementação. Na ocasião, o governador apelou aos diversos segmentos da sociedade para que participem activamente na operacionalização deste instrumento.
“Não estamos aqui apenas para planificar, estamos aqui para agir, transformar e garantir que nenhuma criança, nenhuma família, nenhuma comunidade seja deixada para trás. Este é o nosso humilde e sincero apelo a todos os presentes: que este seminário seja o ponto de viragem que todos esperamos, um espaço de decisão e compromisso, onde as palavras se transformam em projectos e os projectos em resultados”, concluiu. Vânia Jacinto
-
SOCIEDADE7 meses atrásUniRovuma abre inscrições para exames de admissão 2026
-
SOCIEDADE2 anos atrásIsaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
CULTURA2 anos atrásVictor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
DESPORTO2 anos atrásReviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO2 anos atrásO homem que só gostava de impala
-
POLÍTICA12 meses atrásGoverno de Nampula com nova cara: nove novos administradores e várias movimentações
-
ECONOMIA11 meses atrásGoverno elimina exclusividade na exportação de feijão bóer e impõe comercialização rural exclusiva para moçambicanos
-
ECONOMIA6 meses atrásVazamento de provas leva ao cancelamento imediato dos exames da 9.ª classe
