Connect with us

DESTAQUE

Governador de nampula anuncia prisão dos culpados pelos distúrbios em Mogovolas

Publicado há

aos

O governador de Nampula, Manuel Rodrigues, afirmou que os responsáveis pelos distúrbios que resultaram na queima de várias infra-estruturas públicas e privadas, incluindo o centro de saúde e o posto policial em Mogovolas, já foram presos.
Manuel Rodrigues, o governador da província de Nampula, esclareceu que, na verdade, os envolvidos não agiram por influência desinformação sobre a origem da cólera, mas sim em razão das manifestações geradas pelos protestos contra as eleições, organizados por Venâncio Mondlane.
“Nós já identificamos quais são as pessoas que destruíram aquele centro de saúde, haverá responsabilização a eles, porque não podem dizer que manifestaram, porque destruíram um bem público. Haverá, sim, responsabilização, nós vamos que ter uma mão dura, para estes concidadãos que infelizmente não tem o sentido pátrio, muito menos tem o sentimento para com a sua nação”, disse Manuel Rodrigues afirmando que a destruição do centro de Saúde de Mogovolas representa uma enorme perda tanto para a saúde pública do distrito quanto para o progresso do país.
“Aquele centro de saúde, acabava de ser reabilitado, um centro de saúde bonito, tinha ali um bloco operatório bonito, que atendia as pessoas. Foi priorizado porque é uma estrada que dá acesso a outros distritos”, disse.
O Governador de Nampula criticou a maneira inadequada com que os jovens daquele distrito têm se manifestado, danificando propriedades públicas e privadas e atrasando o progresso do distrito e da província como um todo.
“A vandalização sub capa de manifestação é condenável, nós temos estado sempre a dizer manifestações, sim, mas as manifestações não podem ser violentas, não podem ser destituídas para nossa economia, muito menos das infraestruturas sanitária e de educação pelo hospital ser para atender a nós todos, incluindo os manifestantes.
Quando alguém ali sair ferido vai correr para o hospital. Então infelizmente o que aconteceu na vila de Nametil é um facto condenável. Destruir o centro de saúde é privar a assistência sanitária à População tanto de distrito de Mogovolas quanto da província de uma forma geral”, disse Manuel Rodrigues garantindo que as autoridades governamentais já estão se empenhando para a reconstrução do centro de saúde, pois a oferta de serviços de saúde é uma das principais prioridades de sua administração.
“Nós sabemos que o bem precioso que todos temos é a vida, portanto salvar uma vida, atender alguém que está aflito para ser tratado é sem dúvida uma ação que deve ser continuada pelo nosso governo. Vamos envidar esforços para a construção, era um passo, portanto temos que regredir, no sentido de que os recursos que seriam usados para construir outro centro de saúde, num outro ponto o distrito de Mogovolas, vai ter que voltar a ser investido por um centro de saúde que já estava em condições, era usado para a população.
Embora o Governador Manuel Rodrigues tenha confirmado a prisão dos responsáveis pelos distúrbios que resultaram na destruição de diversas infraestruturas públicas em Mogovolas, a polícia ainda não se manifestou a respeito dessa detenção. Vânia Jacinto

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas