POLÍTICA
Frelimo inicia campanha eleitoral advertindo aos eleitores para não se deixarem enganar por falsas promessas em Nampula
Em Nampula, o Partido Frelimo iniciou sua campanha eleitoral em um comício muito movimentado, no qual o chefe da brigada de assistência à província de Nampula, Filipe Paúnde, alertou os eleitores da província para não caírem em falsas promessas provenientes de indivíduos sem capacidade e conhecimento adequados para governar o país.
Filipe Paúnde afirmou que a decisão mais acertada em Nampula é apoiar o partido Frelimo e o seu candidato presidencial Daniel Chapo, conhecido por sua vasta experiência em cargos como serviços distritais, administração distrital e até mesmo como Governador Provincial.
Filipe Paúnde passou um bom tempo discorrendo sobre a trajectória e as obras de Daniel Chapo, com o intuito de apresentar aos membros, simpatizantes e curiosos que lotaram o chamado “Mavuco” de Nampula.
Durante sua fala, Filipe Paúnde ressaltou que Daniel Chapo, trabalhou como Administrador e Governador Provincial, tendo se destacado na promoção de acções que contribuíram para a diminuição do sofrimento das comunidades, tanto em Nacala-Porto, quanto em Nacala-a-Velha, Palma e Inhambane, neste último onde dirigiu a província.
“Diante de nós temos um candidato competente, um candidato experiente, um candidato que demonstrou compromisso com a comunidade, protegendo seu povo. Um candidato que obteve êxito em todas as posições que lhe foram confiadas. Por isso, apresento-lhes o nome deste candidato: Daniel Francisco Chapo”, declarou Paúnde.
Após a exposição de Chapo, Paúnde usou uma metáfora para contar uma história, cujo objectivo era destacar a importância de confiar somente na Frelimo e em Daniel Chapo.
“Veja só, aqui temos dois moçambicanos: um afirma que sabe conduzir, mas nunca o vimos a conduzir, e o outro sempre viaja para Nacala, Nampula… Há dois autocarros, com qual vocês vão embarcar? Naturalmente no autocarro daquele que sabe dirigir, afinal o outro nunca o vimos a conduzir. Ele pode nos levar ao mato.”
Após a apresentação formal do candidato, Paúnde começou a destacar as realizações da Frelimo nos últimos anos. Como exemplo, mencionou que em Nampula, 55% da população agora recebe energia da rede nacional devido aos esforços do governo em levar electricidade às comunidades. Ele também apontou que 61% da população na província de Nampula tem acesso à água potável, o que resultou em uma melhoria na qualidade de vida.
Paúnde afirmou que houve uma melhora significativa na vida das pessoas, com a chegada de energia e água em locais antes carentes desses recursos. Ele ressaltou a importância de eleger o candidato da Frelimo, Daniel Chapa, e pediu aos eleitores presentes que votassem nele e no partido Frelimo para garantir o contínuo desenvolvimento de Nampula.
“Por isso, a FRELIMO vai manter o foco na excelência profissional de nossos técnicos. Diante das diversas adversidades e desastres que têm impactado não apenas nosso país, mas também o mundo inteiro, nossas futuras construções, nos próximos cinco anos, serão planificadas de modo a resistir às cheias e às mudanças climáticas. Pois é possível construir uma escola hoje e, no dia seguinte, uma tempestade destruí-la, sendo necessário mobilizar outros recursos”, afirmou, destacando que, além de investir em edificações preparadas para eventos naturais, a FRELIMO, caso vença, poderá formar um governo que irá continuar a priorizar as relações com outros países, especialmente os vizinhos.
“De acordo com nosso manifesto, a principal prioridade é a busca pela paz, pela protecção de nossa nação, pela segurança de nosso território, pela consolidação de nossa unidade nacional para permanecermos unidos e democráticos em nosso país.”
Na ocasião do lançamento da campanha eleitoral da Frelimo em Nampula, destacou-se a presença de Eduardo Abdula, candidato da Frelimo ao cargo de Governador. Paunde solicitou o voto em massa para o partido nas eleições provinciais, a fim de garantir que ele [Eduardo Abdula] seja eleito Governador. Vânia Jacinto
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas