ELEIÇÕES GERAIS 2024
FRELIMO celebra vitória na paz e sem repressão policial em Nampula
Membros e simpatizantes do partido Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), em Nampula, saíram à rua, na manhã do último Sábado (26.10.2024), sem intimidação e repressão policial e marcharam em celebração da vitória do seu partido e do candidato presidencial Daniel Francisco Chapo.
A marcha da FRELIMO acontece numa altura em que o país, também, vive nos últimos dias sucessivas marchas de repúdio aos resultados eleitorais, convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, suportado pelo partido PODEMOS.
Diferentemente das marchas populares, a do partido FRELIMO, aconteceu sem perseguição aos membros e muito menos tumultos e sem uma presença notória e massiva da Polícia da República de Moçambique.
Os membros da FRELIMO dizem que a marcha surge para agradecer às populações, pela confiança depositada no seu partido e no candidato Daniel Chapo, no dia 9 de Outubro.
“Queremos agradecer agora a todos os que votaram no manifesto da FRELIMO, para elegermos os nossos deputados para a Assembleia da República. Como sabem, com o anúncio da Comissão Nacional das Eleições, nós teremos 30 assentos na Assembleia da República, aqui na província de Nampula. Naturalmente, nós queríamos mais, queríamos levar todos os votos, mas temos que agradecer, o nosso trabalho foi até ali”, disse Luciano de Castro, primeiro Secretário do Comité Provincial de Nampula.
O número um da FRELIMO no maior círculo eleitoral do país, recordou que na presente legislatura prestes a terminar, “tínhamos 28, agora vamos ter 30 assentos na Assembleia da República. Como dizíamos na campanha, são esses deputados que vão aprovar o programa quinquenal de governação dos próximos cinco anos, e sem eles nada poderá fazer o camarada Chapo”, afirmou.
Eduardo Abdula, cabeça-de-lista a membro da Assembleia Provincial, que passará a ocupar as funções de governador de Nampula, em substituição do actual Manuel Rodrigues, cujo partido decidiu mandar-lhe “passear”, também agradeceu aos eleitores pelo voto de confiança e reiterou que não quer que seja tratado de excelência, um aviso que sempre vincou na sua campanha eleitoral.
“Quero ser tio Salimo de toda população de Nampula, queremos continuar a estar próximo do povo nos próximos cinco anos. A fiscalização da nossa governação começa daí para este palanque, não daqui para aí. Portanto, vamos continuar com esta serenidade, vamos aguardar a confirmação dos resultados do Conselho Constitucional e depois disso vamos fazer uma festa provincial”, assegurou.
“Agora começa a verdadeira responsabilidade de cumprirmos com aquilo que prometemos, queremos cumprir rigorosamente”, garantiu.
Lembre-se, a CNE anunciou, na passada Quinta-feira, a vitória de Daniel Chapo na eleição a Presidente da República de 09 de Outubro, com 70,67% dos votos, resultados que ainda carecem da validação do Conselho Constitucional.
Para a província de Nampula, o partido FRELIMO passará a contar com 76 membros dos 103 que compõem a Assembleia Provincial da província mais populosa de Moçambique. Vânia Jacinto
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO4 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE6 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas