Connect with us

Uncategorized

Famílias de Mossuril recebem insumos agrícolas em acção de recuperação pós-ciclone em Nampula

Publicado há

aos

Atendendo ao pedido da comunidade devido à falta de insumos agrícolas para a recuperação após o Ciclone DIKELEDI, que foi enfatizado durante a visita do Governador da Província de Nampula, Eduardo Abdula, ao distrito de Mossuril, duas mil famílias afectadas, que enfrentaram danos quase totais nas suas machambas, receberam insumos agrícolas nesta sexta-feira (14).

A assistência consiste em um total de 12,5 toneladas de sementes de milho, 13 toneladas de folhas de batata-doce e 10 toneladas de sementes de feijão Nhemba.

Além dos insumos agrícolas, as comunidades de Matibane, Lunga, Nacuxa e Mossuril-sede, também foram beneficiadas com instrumentos de cultivo, como catanas e enxadas.

De acordo com informações fornecidas pelas autoridades locais, após a passagem do ciclone DIKELEDI, o distrito de Mossuril sofreu uma perda de aproximadamente três mil hectares, impactando duas mil e quarenta famílias.
Durante a cerimónia de entrega, o Administrador de Mossuril, Alfredo Machaieie, expressou a sua convicção de que os insumos beneficiarão a comunidade, especialmente considerando que o distrito de Mossuril foi o mais prejudicado pelo ciclone DIKELEDI.

Administrador de Mossuril entrega ramas de batata doce à uma cidaã afectada pelo Dikeledi

“Acreditamos que de certa forma isso ajudará a solucionar a questão da falta de alimentos. Considerando que a batata-doce possui uma polpa alaranjada e nutritiva, cremos que ela será um grande apoio na recuperação das famílias. Além disso, temos o feijão Nhemba, que é uma cultura de crescimento rápido, o que nos permitirá obter resultados em um curto período. Desejamos que as famílias plantem esses produtos nas áreas mais baixa, devido às chuvas que têm ocorrido, proporcionando condições ideais para o desenvolvimento dessa cultura”, disse o Administrador de Mossuril, Alfredo Machaieie, acrescentando que os agricultores recebem a assistência técnicos da Rede de Extensão Rural.
Os beneficiários entrevistados pela nossa equipe de reportagem expressaram contentamento com a ajuda recebida e manifestaram gratidão ao Governo liderado por “Tio Salimo” pelo gesto.

A senhora Muaharizua Abacar, que perdeu tudo em consequência do ciclone, expressou a sua gratidão ao governo pelo fornecimento de insumos agrícolas, acreditando que isso será fundamental para a sua rápida recuperação.
“Agradeço a Deus e ao nosso governo pela assistência; já recebemos feijão e ramas. Eu perdi muitas coisas, pois o que realmente nos sustenta são as pequenas plantações. O milho que eu cultivava foi levado e as folhas de mandioca também não sobraram”, declarou.

“Neste dia 14, recebemos este material e expressamos nossa gratidão ao governo. Embora não seja uma quantia significativa, esperamos que, com a ajuda de Deus, possamos produzir mais. Agradecemos, pois quem não demonstra gratidão pelo que é pouco, certamente não agradecerá pelo que é muito. Nossa solicitação é que o governo continue a nos apoiar”, afirmou um cidadão identificado por Momade Assane, que, além de suas plantações, viu a sua casa a ser severamente atingida pelo DIKELEDI.

“Não possuíamos nada; recebemos ramos de batata e feijão, e somos gratos. Perdi minha casa e minha comida, mas, com o apoio do governo, as coisas vão mudar”, disse Daudo Juma, natural de Matibane. Vânia Jacinto

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas