DESTAQUE
Exames finais do ensino médio em Nampula têm avaliação positiva enquanto distritos enfrentaram suspensão por manifestações 4×4

A Direcção Provincial de Educação de Nampula faz uma avaliação positiva referente à realização dos exames finais do ensino médio na província de Nampula, apesar de alguns distritos terem suspendido os exames em função das manifestações 4×4 que ocorrem no país.
O processo de exames finais na província de Nampula estava planeado para incluir pouco mais de 98.528 estudantes da 10ª e 12ª classes. No entanto, as interrupções não deixaram claro quantos alunos foram impactados negativamente na realização dos exames.
Faruk Carim, porta-voz da educação em Nampula, confirmou que em determinados distritos, como Moma, Mecubúri e Muecate, alguns exames precisaram ser suspensos devido à violência ocorrida. No entanto, ele assegurou que os estudantes terão a oportunidade de realizar uma segunda chamada para os exames.
Entretanto, a fonte assegurou que não houve nenhum dano humano e de casos de fraude, daí que considera de positivo os exames realizados em Nampula.
“Os exames correram positivamente, é verdade que tivemos algumas escolas onde houve incitação de violência e tivemos que interromper os exames, nos distritos de Muecate, Mecubúri e Moma, que registaram uma dada confusão. Mas devo dizer que os alunos continuam no período de exames, poderão ser examinado na segunda chamada”, disse Faruk Carim, porta-voz da educação em Nampula, que sublinhou que os exames finais da primeira chamada foram positivas, peso embora tenham registado interrupção em algumas escolas, mas assegurou que os alunos que não participaram terão a oportunidade de serem examinados durante a realização da segunda chamada.
“É verdade que tiveram escolas que interromperam os exames, mas não foi de grande número, isso nos encoraja porque esses alunos serão submetidos aos exames de segunda chamada, os alunos já estão informados e as direcções estão preparadas e lutaremos para que esses alunos vão aos exames”.
Em relação ao boicote aos exames finais anunciado pela ANAPRO, o representante da educação em Nampula assegurou que nenhum professor da província de Nampula esteve ausente durante os exames por conta da falta de pagamento das horas extras. O porta-voz diz que o sector da educação em Nampula, tem vindo a liquidar as dívidas, anunciado o pagamento de professores de pelo menos 11 distritos da província de Nampula.
“Não tivemos boicote, porque Nampula tem 11 distritos pagos horas extras a 100 por cento e outros distritos estão a ser processados, então nós não temos problemas e nós trabalhamos para pagar esses professores”. Vânia Jacinto
-
CULTURA6 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE9 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO7 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO8 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO9 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE11 meses atrás
Aumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
SOCIEDADE3 meses atrás
Governador de Nampula ordena retirada urgente de obstáculos ao redor da residência oficial
-
OPINIÃO8 meses atrás
A Cidade Vermelha