Connect with us

DESTAQUE

Estão a burlar munícipes de Nampula através de contas falsas de Facebook com o nome de Luís Giquira

Publicado há

aos

O Conselho Autárquico de Nampula afirmou que tem observado um aumento significativo no uso indevido do nome do Presidente do Município, Luís Giquira, em contas falsas de facebook com a intenção de burlar os cidadãos.

De acordo com informações que obtivemos, indivíduos não identificados têm estabelecido perfis no Facebook utilizando o nome do Presidente do Conselho Municipal, Luís Giquira. Aproveitando-se de imagens e conquistas publicadas nas contas oficiais do município, essas pessoas enganam e capturam as suas vítimas, que seguidamente as burla com valores monetários.

Nos últimos dias, a situação se tornou preocupante, especialmente após o anúncio de novas vagas para ingresso na autarquia, destinado a reconstituir a equipe de mais de mil funcionários da autarquia, que desde Abril deste ano teve os seus contratos rescindidos devido a irregularidades nas suas contratações.

“O Conselho Municipal da cidade de Nampula, repudia veemente o uso do nome do presidente do Município de forma indevida, criando páginas falsas no Facebook, fazendo pedidos e burlando pessoas inocentes. As pessoas quando criam páginas no Facebook é com intuição de burlar as pessoas usando o nome do presidente”.

A Direcção de Comunicação e Imagem do Conselho Autárquico de Nampula informou que esta não é a primeira ocorrência em que pessoas não identificadas aproveitam o nome do Presidente para realizar fraudes.

Em Abril, algumas pessoas teriam estabelecido páginas em nome do presidente com o mesmo objectivo. Contudo, a quantidade de casos tende a aumentar em razão das vagas abertas na tentativa de reempregar mais de mil trabalhadores que teriam sido demitidos por irregularidades na documentação.

“Até ao momento não tivemos detenções, porque é complicado deter alguém que não conhece, infelizmente não é fácil encontrar os indivíduos, pois são hackers e são pessoas de difícil localização”.

O director da Direcção de Comunicação e Imagem do Município de Nampula, Omar Ussene, informou que, normalmente, o presidente do município de Nampula, Luis Giquira, não compartilha informações sobre o conselho em sua única conta no Facebook. Isso ocorre porque toda a coordenação e disseminação de informações de interesse público são realizadas por meio da conta oficial do Conselho Municipal, administrada por funcionários vinculados à Direcção de Comunicação e Imagem.

O Rigor teve acesso ao relato de uma munícipe burlada. Sem gravar a entrevista formal, essa mulher compartilhou que, em um determinado dia, recebeu uma mensagem em sua conta do Facebook, supostamente do presidente Luis Giquira, perguntando como ela estava. Durante as conversas, o indivíduo que se passava pelo presidente prometeu uma oferta de emprego à residente, sugerindo que ela providenciasse a documentação necessária para ingressar na função pública, como certidão de nascimento, atestado de antecedentes criminais, declaração de compromisso de honra de não ter sido expulsa na função pública, cópia autenticada e documento de identidade, entre outros.

A residente organizou prontamente os documentos. No entanto, após reunir os documentos, ela informou ao Rigor que enviou uma mensagem ao suposto presidente, que prontamente respondeu. Contudo, ele orientou que a entrega dos documentos fosse feita por meio de um primo, já que ele não poderia recebê-los pessoalmente. No entanto, esse primo solicitou três mil e quinhentos meticais antes mesmo de receber a documentação. Após a transferência do valor, ele deixou de atender as suas ligações, mesmo com as chamadas sendo feitas. Ofendida, a munícipe comentou que as suas tentativas de contactar o presidente por meio da conta foram em vão, pois ele não respondeu mais às suas chamadas, o que a deixou preocupada até que finalmente iniciou uma investigação que culminou com a descoberta de que a conta não era do presidente Giquira. Vânia Jacinto e Raufa Faizal

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas