Connect with us

ELEIÇÕES GERAIS 2024

Em Nampula: Frelimo lidera com Daniel Chapo

Publicado há

aos

Ainda sem dados oficiais, informações obtidas em diversos distritos da província de Nampula revelam uma disputa entre os candidatos à presidência, mas com grande vantagem em muitos distritos de Daniel Chapo, da Frelimo, em relação a Venancio Mondlane, apoiado pelo PODEMOS.

Nossa equipe de reportagem percorreu diversas Assembleias de Voto, tanto na área urbana, onde a disputa entre os dois candidatos é intensa, quanto na zona rural, onde Daniel Chapo lidera quase sem concorrência.

Por exemplo, nossa repórter na vila sede do Meconta, na Escola Primária Completa de Meconta, onde foram organizadas cinco mesas, teve a oportunidade de acessar os editais de quatro delas. Já na Escola Básica 12 de Outubro, com seis mesas, conseguimos obter informações sobre cinco. No total, contabilizamos nove mesas, que resultaram em 2014 votos na urna: 126 em branco, 106 nulos e nenhum protesto. Lutero Simango obteve 68 votos, Daniel Chapo recebeu 1235 votos, Venâncio Mondlane teve 522, e Ossufo Momade ficou com 94.

Na Escola Básica de Umuato, localizada em Murrupula, com um total de cinco mesas, foram registados 3271 eleitores, mas apenas 755 compareceram para votar. Dentre esses votos, 33 foram em branco, 17 nulos e não houve reclamações. Em relação à votação dos candidatos, Lutero Simango obteve 33 votos, Daniel Chapo recebeu 413, Venancio Mondlane contabilizou 202 e Ossufo Momade acumulou 56 votos.

Na área urbana de Nacala-Porto, na Escola Secundária 3º Congresso, foram funcionaram 13 mesas de voto com 9.818 eleitores registados, apenas 2.217 compareceram para votar. Os resultados da votação foram os seguintes: Lutero Simango recebeu 41 votos, Daniel Chapo obteve 1.245, Venâncio Mondlane teve 962, Ossufo Momade somou 277, além de 82 votos em branco, 84 nulos e 9 votos protestados.

De maneira geral, em quase toda a província de Nampula, tem-se observado uma significativa falta de eleitores, com base na taxa de abstenção. Raufa Faizal

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas