SOCIEDADE
Desconhecidos destroem 61 campas no cemitério de São João de Brito em Nampula
No cemitério de São João de Brito, em Nampula, conhecido como cemitério velho, pelo menos 61 campas foram vandalizadas por indivíduos desconhecidos que se aproveitaram da noite para realizar os seus intentos.
O Conselho Autárquico de Nampula, divulgou nesta Quinta-feira (14.11.2024) a lamentável notícia sobre a depredação das campas, informou que os vândalos aproveitaram a calma da noite para realizar os danos. Os mesmos danificaram igualmente o muro de protecção.
O vereador responsável pela Vereação de Salubridade e Gestão Funerária no Conselho Municipal de Nampula, Assane Ussene, informou que já foi registado um processo-crime contra indivíduos não identificados que estiveram envolvidos nesta acção, visando a sua responsabilização.
“Assim que fomos informados, pedimos a SISE, SERNIC e PRM, que fazem parte das Forças de Segurança, para esclarecerem essa situação. Neste momento, não dispomos de nenhuma pista concreta e é responsabilidade das autoridades competentes conduzir a investigação”, afirmou o vereador, que acrescentou que o Conselho Autárquico de Nampula está intensificando os esforços para a localização das famílias para a restauração das sepulturas danificadas.
O vereador informou que a maioria das campanhas danificadas foi feita com mármore, o que pode resultar em altos custos para as famílias.
“A presença de mármores é algo singular para cada família, uma vez que cada uma escolheu o material específico para homenagear seu ente-querido. Estamos aqui para compartilhar essas informações, pois muitas famílias de entes que estão sepultados aqui em Nampula não estão na cidade; algumas estão fora do país ou em locais distantes, e também necessitam dessas informações para entender a situação da sepultura de seus familiares.”
É a primeira vez que um incidente semelhante ocorre nos cemitérios da província de Nampula. O cemitério de São João de Brito abriga sepulturas não apenas de cidadãos moçambicanos, mas também de Monumentos erguidos aos Combatentes portugueses que tombaram em defesa de Portugal na Guerra do Ultramar.
O cemitério de São João de Brito conta apenas com o serviço de guarnição diurno. Como disse o vereador Assane Ussene, durante a noite não há funcionários municipais em serviço, pois sempre foi assim e nunca houve essa necessidade.
“Contamos com seguranças durante o dia, mas à noite nunca dispusemos de nenhum e nunca vivenciamos uma situação similar. Um segurança que permanece 24 horas por dia, 7 dias por semana, a verdade é que não temos. Este evento é singular, nunca ocorreu em nenhum de nossos cemitérios municipais, muito menos em cemitérios comunitários. Consideramos isso algo anormal” Elina Eciate
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas