Connect with us

POLÍTICA

 Daniel Chapo diz que os corruptos e corruptores fazem mal a sociedade

Publicado há

aos

Daniel Chapo, candidato à presidência da Frelimo, diz que a corrupção está a prejudicar a sociedade. Ele defende que não é aceitável que os jovens tenham que pagar por uma vaga de emprego. Chapo discursava em Mocuba, na província da Zambézia, durante um comício popular em preparação para as eleições de Outubro, realizado ao início desta semana.

“Não pode ser normal uma mãe ir ao hospital levar algo para pagar, pois o salário que o Estado paga é em troca do trabalho do funcionário”, disse Chapo e acrescentou que o combate à corrupção não consiste apenas em fazer leis, mas também pela factual e rigorosa implementação.

Segundo Daniel Chapo, é fundamental promover desde cedo as boas condutas, pois as crianças precisam compreender a diferença entre o certo e o errado para contribuir na construção de uma sociedade mais justa.

Uma das estratégias de combate à corrupção propostas pelo candidato é a implementação da digitalização dos processos no governo, uma vez que a interacção presencial com servidores públicos facilita actos de corrupção.

“Se todos os documentos de interesse público estiverem digitalizados, ninguém vai precisar de corromper ou obter favores para ter acesso a documentos ou tratar diversos assuntos do seu interesse”, acrescentou.

Daniel Chapo destacou que a Frelimo apresenta uma candidatura inovadora para as eleições de Outubro, sendo ele o candidato mais jovem entre todos os concorrentes. De acordo com ele, a Frelimo está sempre se renovando de acordo com os desafios do momento, mantendo-se actualizada. Prometeu priorizar a renovação, mudança e progresso, afirmando que sua candidatura traz esperança para o povo moçambicano. Comprometeu-se a implementar mudanças e introduzir novas ideias.

No que concerne à saúde, o candidato manifestou o seu desejo de manter a construção de unidades de saúde, garantindo a disponibilidade de equipamentos em quantidade e qualidade, bem como o fornecimento adequado de medicamentos. Ele também destacou a importância de dialogar com os funcionários da área para compreender suas preocupações e encontrar soluções para os desafios gradualmente. Com base nisso, ele acredita que ao resolver as questões desses profissionais será possível melhorar o atendimento prestado nos hospitais e centros de saúde.

Em relação à educação, o Candidato Daniel Chapo assegurou que vai trabalhar no sentido de assegurar que os conteúdos a serem leccionados tenham sempre em conta a nossa origem como povo moçambicano, isto é, a nossa história, passando igualmente por conhecer as efemérides nacionais e seus significados.

“Assim, será possível construir o patriotismo e sentido de pertença nas crianças, que crescem muitas vezes sem conhecer a nossa história e os nossos valores, daí que elas se perdem em outras realidades (…) este tipo de conteúdos vai permitir com que as crianças saibam valorizar as gerações que lutaram pelo bem-estar do país, com destaque para geração 25 de Setembro que entregou a sua juventude e durante 10 anos lutou para libertar Moçambique, por isso esta geração merece o nosso respeito”, disse.

Entre vários outros assuntos, o candidato da Frelimo prometeu impulsionar o turismo na província, uma área que dá emprego a muita gente e pode impulsionar o emprego na Zambézia. Redacção

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas