Connect with us

POLÍTICA

Comissária britânica alerta para necessidade de um ambiente saudável nas eleições em Moçambique

Publicado há

aos

A Alta comissária britânica em Moçambique, está em Nampula, onde transmite mensagens de paz e de inclusão durante as eleições em curso, advogando junto partidos políticos, a sociedade civil, órgãos eleitorais e a Polícia da República de Moçambique sobre a necessidade de um ambiente saudável para garantir a participação ampla dos cidadãos.

O objectivo é é promover a inclusão de jovens e mulheres no desenvolvimento e prevenir conflitos

Helen Lewis expressou seu grande interesse em ver Moçambique como parte da Commonwealth organizando eleições que ocorram num ambiente pacífico e inclusivo. Helen Lewis afirmou que o Alto Comissariado Britânico em Moçambique apoia as eleições em Moçambique através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), incentivando uma participação significativa dos jovens e das mulheres.

“Estamos a acompanhar atenciosamente os processos. Temos o apoio às autoridades, particularmente através do PNUD, este apoio inclui treinamentos e formações. Também apoio muito importante vai para a educação cívica eleitoral para encorajar a participação dos jovens e de mulheres  no processo”declarou Helen Lewis, ao término de uma encontro de cortesia, nesta quarta-feira (14),   com Jaime Neto, Secretário de Estado na província de Nampula.

A Alta Comissaria Britânica, Helen Lewis, encontrou-se com o Secretário de Estado para discutir os variados projectos em curso na região, abrangendo questões de água, saúde, negócios, resiliência e meio ambiente.

“Estou extremamente feliz. Eu, como representante do Alto Comissariado Britânico em Moçambique, compartilhamos os mesmos ideais democráticos da Commonwealth. Falamos muito sobre como podemos encorajar a participação dos jovens e da mulher, especialmente nas eleições deste ano”.

No contexto dos preparativos para as eleições, Jaime Neto comunicou à Alta Comissária Britânica que já havia instruído a polícia de Moçambique a iniciar um trabalho de consciencialização com os partidos políticos sobre a importância de manter a paz tanto durante a campanha quanto no dia da votação. Outra preocupação é garantir a transparência no processo eleitoral, implementando sistemas de partilha de informações para evitar conflitos e  colisão entre uma caravana política durante a campanha, prevenindo cenários de violência.

“Neste momento decorrem as actividades da Pré-campanha, todos os partidos estão a trabalhar. Qualquer situação dei a liberdade de ligarem directamente para travar qualquer situação”, afirmou Neto, destacando que a Província de Nampula está avançando significativamente na coordenação para evitar problemas semelhantes aos ocorridos após a votação nas eleições de 2023.

Jaime Neto acredita que as eleições são um período de comemoração, no qual os cidadãos são convidados a se manifestar para compreender o que vai poderá vir acontecer nos próximos cinco anos. Portanto, para ele, essa ocasião não deve ser marcada por actos de violência.

O encontro entre Helen Lewis e Jaime Neto ocorre no contexto da fase do arranque de um novo projecto britânico de quatro anos, até 2028,  chamado Cidade Verde, que será implementado nas cidades de Nampula e Nacala, na província de Nampula, além de Beira e Pemba. O projecto prevê um orçamento anual de cerca de três milhões de dólares, destinados principalmente à construção de infra-estruturas sustentáveis, com ênfase na protecção costeira.

De acordo com o Secretário do Estado em Nampula, os investimentos na área ambiental possibilitarão à cidade de Nampula aprimorar sua paisagem, além de melhorar o clima e a qualidade do ar local. Também destacou os benefícios que a população de Nacala terá com o reforço na protecção do mangal.

Neto, disse que não obstante uma intervenção no Porto de Nacala, que foi reabilitado e expandido recentemente, durante as chuvas, a areia arrastada das áreas mais altas acaba indo parar no mar, aumentando o risco de desabamento de casas e colocando em perigo as famílias, além de contribuir para a degradação das infraestruturas. Por isso, acredito que seja importante buscar soluções para conter esse processo de erosão, pois existem várias experiências ao redor do mundo que podem ser úteis nesse sentido. Raufa Faizal

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas