Connect with us

POLÍTICA

CISLAMO convoca Nampula a transformar eleições em festa da democracia 

Publicado há

aos

O Conselho Islâmico de Moçambique (CISLAMO) em Nampula fez um forte apelo para que a População da Província aproveitem as eleições de hoje (9.10.2024) como uma verdadeira celebração da democracia, evitando qualquer comportamento que possa perturbar o processo eleitoral.

O Delegado Provincial do CISLAMO em Nampula, Abdul Magide, enfatizou a importância da população utilizar a sua consciência e exercer o seu direito de voto, abstendo-se de se envolver em situações que possam resultar em desordem.

“Não devemos transformar este momento em ódio, cortar laços de irmandade, somos todos compatriotas, não transformamos este momento em tumultos, já estamos cansados de viver momentos de violência, razão pela qual deixo,reitero apelo a todos os moçambicanos e em particular a população da província de Nampula a não aderirmos a comportamentos desviantes, a comportamentos negativos que poderiam pôr em causa e manchar este processo”, disse Abdul Magide.

“O apelo que o Conselho Islâmico deixa aqui a população da província de Nampula é de tornamos este evento, este momento de eleições como um momento de exaltação a patria democrata e tornamos este momento em momento de festa, porque vamos escolher aquele que vai nus dirigir, àqueles que vão nos representar na Assembleia da República, nas Assembleias Provincial e ao Presidente da República”, disse Abdul Magide.

Devido às constantes abstenções que têm marcado os processos eleitorais em Nampula, a delegação do Conselho Islâmico de Moçambique faz um apelo para que as pessoas se mobilizem e compareçam em grande número às urnas.

O Delegado Provincial do Conselho Islâmico em Nampula, Abdul Magide, afirma que os moçambicanos têm o direito de votar e enfatiza que não se trata apenas de comparecer às urnas, mas sim de cumprir essa responsabilidade de forma consciente.

“Apelo que as pessoas afluam em massa nas mesas de votação, o local onde a pessoa recenseou para votar, para amanhã sabermos exigir. Porque se nós não votarmos, não teremos aquela força de exigir. Temos que votar naquela pessoa que confiamos e não sentarmos em casa, esperar que outro vai escolher por nós e esperar apenas para exigir mudanças. Temos que escolher aquela pessoa que achamos que é capaz, que corresponde aos anseios do povo moçambicano, por isso, o apelo é para toda a população que afluem às urnas em massa.”

O apelo do Conselho Islâmico de Moçambique também se aplica às entidades responsáveis pela gestão eleitoral. Segundo o sheik Abdul Magide, é fundamental respeitar a escolha da população.

“Confiemos nas nossas instituições públicas, àquelas que nós confiamos para gerir as eleições, se nós não aceitarmos o resultado, não confiarmos nas instituições que gerem este processo, vamos criar alguns tumultos e isso não é bom para a própria democracia, por isso apelo aos candidatos, aos líderes dos partidos políticos, para aceitarem os resultados”, exortou especialmente os líderes políticos a trabalharem com os seus membros para permanecerem serenos e aceitem os resultados que serão anunciados ao término do processo. “ O outro apelo que quero deixar aos partidos políticos, temos que saber controlar os nossos simpatizantes, aos nossos membros para não pautar por um comportamento de violência e também outro apelo que eu quero deixar aos partidos políticos para passarem esta mensagem aos seus membros que depois da votação a pessoa deve se dirigir a casa e esperar os resultados em casa e não sentarmos no local de votação.”Vânia Jacinto

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas