DESPORTO
Ciclismo sob ameaça : Nampula assiste ao declínio da modalidade
A modalidade de ciclismo está nos últimos anos a perder praticantes e, consequentemente, a caminhar para o seu desaparecimento ao nível da província de Nampula, no Norte de Moçambique.
A Associação Provincial de Ciclismo aponta que a falta de financiamento é um dos principais motivos para a extinção daquela que já foi, em tempos, uma das modalidades de massas na província.
Há cinco anos que a província de Nampula não organiza regularmente os campeonatos da modalidade, em parte, devido ao abandono da maior parte dos ciclistas, por conta da falta de incentivo.
Emilton Estêvão, presidente da agremiação em Nampula, disse que devido à falta de parcerias e apoio para a obtenção de equipamentos tem desmotivado os praticantes da modalidade.
“O ciclismo é uma actividade muito cara. Para ela ser desenvolvida, precisa de muito apoio de parceiros. E nós não temos esses parceiros, estamos à procura, razão pela qual parece que o ciclismo não existe. Veja só que um pneu de bicicleta de ciclismo é comprado em Maputo e o mesmo custa 7.500,00 MT (sete mil e quinhentos meticais) e se forem dois são 15.000.00 (quinze mil meticais), imagine só! Se não encontramos em Maputo temos que importar da África do Sul, Japão, China ou do Brasil. Então se tivermos alguns parceiros da modalidade, a coisa fica facilitada”, disse.
O presidente da Associação Provincial de Ciclismo em Nampula fez saber que a única instituição que apoiava a modalidade era a Direcção Provincial do Desporto, mas, a mesma está há mais de cinco anos, que não ajuda no desenvolvimento da modalidade na província mais populosa do país.
“Nós éramos apoiados e assegurados pela Direcção da Juventude e Desporto de Nampula, como tem sido nas outras províncias, mas nesses últimos cinco anos, não temos tido nenhum apoio e acompanhamento, tanto em termos de material, como de equipamentos de ciclismo, não sei se é pela crise económica”, disse pedindo ao governo e demais entidades públicas e privadas a salvarem a modalidade na província de Nampula.
No entanto, Emilton Estêvão, garantiu que a partir do próximo ano, a modalidade poderá ressuscitar e ganhar mais praticantes, a olhar para um esforço exercido pela respectiva Federação no país. “A nossa federação teve um problema de mandato, porque houve um tempo em que a nossa federação teve acumulação de mandato, também este é um factor que fez com que o ciclismo tivesse este desaparecimento na província, mas agora como já foi eleito um novo presidente da Federação, vamos começar a ver alguma notabilidade da modalidade do ciclismo, no próximo ano”, assegurou a fonte.
“O nosso sonho é de levar o ciclismo para as altas competições, nós não olhamos só em Nampula ou Maputo, nós olhamos a modalidade de ciclismo para além-fronteiras, competições na Europa, nas Américas e no próprio continente africano, temos essa visão”, disse. Aires de Deus
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO4 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE6 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas